Johann Zarco merece um lugar na equipa de fábrica da Honda, após a sua vitória na MotoGP em Le Mans e o seu triunfo em Suzuka. A decisão oficial do HRC ainda está pendente.
Um dos pilotos mais em foco neste período de pausa do MotoGP para as férias de verão tem sido Johann Zarco. O francês de 35 anos destacou-se no Japão, vencendo as 8 Horas de Suzuka ao lado do piloto japonês Takumi Takahashi, garantindo à Honda uma vitória memorável.
Uma vitória histórica, pois, ao contrário da maioria das equipas, que competiam com três pilotos, a dupla Zarco-Takahashi teve que encarar a corrida de resistência como dupla, após a lesão de Iker Lecuona. Isso significou menos quebras, mais tensão e um esforço físico brutal para ambos. Com esta vitória, Johann garantiu a sua segunda vitória consecutiva em Suzuka com a Honda e consolidou a sua posição na equipa japonesa. Na temporada de MotoGP de 2025, a marca japonesa conquistou apenas uma vitória, em Le Mans por intermédio de Zarco, e esta também tem o seu peso!
No campeonato, a dez etapas do final, Johann Zarco está em oitavo na classificação geral, com 109 pontos, bem à frente dos pilotos de fábrica Luca Marini e Joan Mir, 15º e 19º, respectivamente. Esses números devem lhe garantir uma vaga na equipa de fábrica para 2026.
E claro, ambição não falta ao francês de 35 anos. “Para mim, é importante ser o piloto número um. Então, o mais lógico seria com a HRC. Mas as coisas podem mudar na Honda .” A ausência de Jorge Martin pode jogar a seu favor; a palavra final agora cabe à cúpula da Honda. Enquanto isso, Zarco está a conquistar cada vez mais a simpatia dos fãs e do paddock de MotoGP.
