MotoGP – GP do Japão: Andrea Dovizioso vence em Motegi

Por a 15 Outubro 2017 07:11

Andrea Dovizioso (DucatI) venceu o GP do Japão  numa corrida intensa em que a luta com Marc Márquez (Honda), pela vitória durou até à bandeira de xadrez, com o espanhol a dar tudo para não permitir a vitória da Ducati em casa da Honda.

Na largada Marc Márquez surpreendeu tudo e todos com Jorge Lorenzo (Ducati) a sair na roda do piloto da Honda  com Johann Zarco (Monster Yamaha Tech3), que saiu da pole a ser terceiro na frente de Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing).

Contudo ainda na primeira volta Jorge Lorenzo assumiu o comando da corrida ao passar por Marc Márquez. No entanto,  Petrucci vindo de trás despachava-se de  Márquez e de Lorenzo para assumir a primeira posição da corrida à passagem da segunda volta.

Atrás dos três da frente surgia Andrea Dovizioso, encostado em Márquez, depois de ter ultrapassado Zarco, enquanto Andrea Iannone (Suzuki) surgia na traseira do francês da Tech3 .

Nesta fase da corrida Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing) era o piloto mais rápido em pista e rodava em 1m58,055s, conseguindo mesmo descolar ligeiramente dos seus perseguidores.

Atrás do piloto da Octo Pramac Racing, Jorge Lorenzo dava sinais de não aguentar o ritmo dos da frente e em apenas duas voltas desceu de  segundo para oitavo com Valentino Rossi e Maverick Vinãles encostados no espanhol da Ducati que não demoraram em ultrapassar.

Contudo a 19 voltas do final, Valentino Rossi sofreu uma queda que o deixou fora da pista, acabando a prova mais cedo, num fim de semana para o italiano esquecer.

Na frente da corrida Petrucci via Marc Márquez a aproximar-se, numa altura em que Andrea Dovizioso era o piloto mais rápido em pista rodando em 1m57,239s, mostrando que também ele estava na disposição de lutar pela vitória na corrida.

A 12 voltas do final, Márquez conseguiu mesmo regressar à liderança, ultrapassando Danilo Petrucci que perdeu ainda mais uma posição para Dovizioso, caindo de primeiro para terceiro.

Com a intensa luta na frente da corrida, entre os dois primeiros do campeonato, Putrucci mostrava-se incapaz de acompanhar o ritmo de Márquez e Dovizioso, isolando-se na terceira posição.

Mais atrás na luta pelo quarto lugar, Johann Zarco, Alex Rins e Andrea Iannone tentavam garantir o primeiro lugar fora do pódio com o francês a defender-se dos ataques dos pilotos da Suzuki, mas sem resultado já que Rins e Iannone acabaram mesmo por se despacharem de Zarco.

Na frente da corrida, a Ducati de Dovizioso estava colada na Honda de Márquez e a ultrapassagem ao espanhol acabou  mesmo por acontecer  a seis voltas do final.

O italiano procurou de imediato fugir ao espanhol, líder do Mundial, mas sem grande sucesso já que Marc Márquez não estava disposto a facilitar a vida ao piloto da Ducati e a três  voltas do final regressava ao comando da corrida.  Dovizioso responde tentando segurar o primeiro lugar, mas o espanhol da Honda, persistente, volta à liderança.

Isto numa altura em que Dani Pedrosa, muito atrasado, acabava por abandonar a corrida, num fim de semana para o piloto da Honda esquecer.

Na luta pela vitória, Márquez tentava manter Dovizioso atrás de si na última volta da corrida, mas no último sector e numa repetição do GP da Áustria, Andrea Dovizioso, garantiu a sua quinta vitória na temporada numa ultrapassagem de cortar a respiração a Marc Márquez, permitindo assim à Ducati vencer na casa da Honda.

Danilo Petrucci foi terceiro a 10,557s, garantindo mais um pódio esta temporada, enquanto Andrea Iannone  acabou na quarta posição a 18,845s, depois de ultrapassar o seu companheiro de equipa Alex Rins que fechou o top cinco a 22,982s de Andrea Dovizioso.

Com estes resultados Mar Márquez continua na liderança do Mundial agora com 244 pontos, Andrea Dovizioso ocupa a segunda posição com 233 pontos, menos 11 que o líder, enquanto Maverick Viñales é terceiro  com 203 pontos e Dani Pedrosa é quarto com 170 pontos, mais dois que Valentino Rossi que é agora o quinto com 168 pontos .

A próxima ronda do Mundial é o GP da Austrália a realizar a 22 de outubro.

Classificação do GP Japão

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Moto GP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x