MotoGP: Domínio da Yamaha deixa Márquez fora do top 5

Por a 29 Junho 2019 00:40

Marc Marquez começou este fim-de-semana em Assen no topo da tabela de tempos, lugar esse que foi discutindo com Maverick Viñales. O piloto da Yamaha manteve-se em primeiro até ao final da sessão e assim teria terminado se não tivesse aparecido Fabio Quartararo para destabilizar as coisas. O francês voltou a fazer das suas e terminou a sessão com o melhor tempo. A prestação de qualidade continuou presente na segunda sessão, na qual terminaria atrás de Viñales. O espanhol subiu ao topo da tabela mesmo no final da sessão e quase bateu o recorde da melhor volta que ainda pertence a Valentino Rossi.

O piloto italiano não conseguiu levar a sua Yamaha tão longe quanto o colega de equipa. Conseguiu melhorar entre as duas sessões e manteve-se próximo do top 10. Na FP1 terminaria no décimo segundo lugar, atrás de Andrea Iannone e a 837 centésimos do líder. Na segunda sessão conseguiu melhorar o seu tempo por volta, o que o colocou na nona posição e ligeiramente mais longe do topo em termos de diferença de tempo.

Surpreendentemente, Iannone permaneceu sempre na frente de Rossi. O italiano já tinha mostrado melhorias significativas na FP1 e assim permanece na sessão seguinte. A Aprilia começa assim este fim-de-semana em Assen da melhor forma com Iannone que ainda conseguiu subir para a sexta posição na FP2. Uma prestação inédita que vem relembrar quando no ano passado chegava a lutar pelos lugares do topo. Terá sido apenas sorte? Teremos de esperar para ver como se comporta o italiano nas próximas sessões.

Este deveria ter sido, sem dúvida, um dia para a Aprilia celebrar, não fosse Aleix Espargaro. O piloto espanhol caiu ainda na primeira sessão, mesmo em cima do joelho magoado. Relembro que Espargaro já tinha sofrido uma queda na corrida anterior onde acabou com uma lesão no joelho. Felizmente, recuperou a ponto de estar presente em Assen. No meio do azar ainda conseguiu ter alguma sorte. Regressou à pista, terminando no 14º lugar. Na sessão seguinte, tornaram-se claras as dificuldades em que se encontrava. Não foi além do 19º lugar.

Quem também teve alguma sorte foi Danilo Petrucci. O piloto da Ducati caiu ainda no início da primeira sessão, num incidente que poderia não ter acabado da melhor forma. A queda deu-se na curva 14, uma zona muito rápida, onde Petrucci seguia a cerca de 200 Km/h. Ainda a tempo de regressar à pista, o italiano segurou um bom terceiro lugar. Na FP2 não poderia ter sido mais consistente ao manter o terceiro posto e melhorar o seu tempo por volta. Já o seu colega de equipa, Andrea Dovizioso manteve-se relativamente discreto no decorrer das duas sessões. Na FP1 ficou-se pelo 13º melhor tempo, atrás de Valentino Rossi e na segunda sessão melhorou bastante, terminando na quarta posição.

Petrucci conseguiu manter um ritmo consistente nas duas sessões, apesar da queda

O piloto com mais azar foi, sem dúvida, Jorge Lorenzo. O piloto da Honda sofreu uma queda na curva 7, não terminado a primeira sessão e permanecendo ausente na segunda. Lorenzo levantou-se sozinho e foi pelo próprio pé até à via de serviço. Foi nessa altura que começou a surgir alguma preocupação com o piloto espanhol que acabaria por ser encaminhado para o centro médico. À primeira vista, parecia ter batido com a cabeça, o que provocou alguma desorientação. No entanto, o piloto começou a queixar-se de dores nas costas. Ora, Lorenzo já tinha sofrido uma queda nos testes em Barcelona, tendo-se queixado na altura, precisamente, da mesma zona. De modo a despistar quaisquer outros problemas decorrentes do acidente, foi transportado para o hospital. No decorrer dos exames efetuados chegou-se à conclusão de que haveria uma fratura na vértebra T6. Esta lesão provoca dores intensas e impede Lorenzo de continuar em prova esse fim-de-semana. Para além disso, é muito pouco provável que esteja presente em Sachsenring e estará também em dúvida para Brno.

Azar, mais uma vez, para Lorenzo que fica fora do Grande Prémio de Assen

0 0 vote
Article Rating
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
FanMotores
FanMotores
1 ano atrás

Muito bons resumos do TL1 das 3 categorias, mas cheira-me a artigo importado e traduzido!!
Então nem uma palavra sobre as Ktm nem sobre o Miguel!?

Ensaios
últimas Moto GP
últimas Motosport
Motomais
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x