O poeta dos pneus desgastados escreveu um novo soneto. Hoje, no GP do Japão, em Motegi, o gráfico de voltas mostrou “ÚLTIMA VOLTA” quando Enea Bastianini, que seguia em quarto, estabeleceu a volta mais rápida da corrida. Na verdade, foi a quarta vez nas últimas quatro voltas que o famoso capacete vermelho apareceu ao lado do nome de Enea: 43.198-43.189-43.128-43.041. Quatro versos para sublimar uma inspiração que, ainda assim, não foi suficiente para o piloto da Tech3 conquistar o terceiro lugar a Marco Bezzecchi e voltar a colocar as botas no pódio.
Depois de ultrapassar a desilusão por ter ficado tão perto de um resultado ainda melhor, Enea contou-nos que está satisfeito com o dia de hoje, tanto pelo quarto lugar como por ter finalmente voltado a pilotar da forma que não conseguia há algum tempo, «reencontrando aquela sensação de ter tudo sob controlo». Depois do primeiro triunfo na Áustria, ninguém esperaria que, em Motegi, a KTM mais competitiva fosse pilotada por alguém que não se chamasse Pedro Acosta. E, no entanto…
«Estou muito feliz, porque estava há muito tempo à espera de voltar a pilotar desta forma», começou por dizer um Bastianini satisfeito. «Hoje finalmente aconteceu. Esta manhã foi um pouco estranha, porque não esperávamos que este pneu funcionasse tão bem. Primeiro experimentámos o médio, depois testei o duro e funcionou bem imediatamente, logo desde a primeira volta. A partir desse momento, a escolha para a corrida ficou clara».
«O arranque foi complicado, porque perdi algum tempo para ultrapassar o Pedro. Naquele momento, ele não estava muito rápido e conseguia ver o Marc, o Marco e o Jorge a afastarem-se. Depois, a partir de meio da corrida, tentei aumentar um pouco o ritmo a cada volta. No final estava mais rápido, mas não consegui ultrapassar o Marco na última volta. De qualquer forma, está tudo bem».
«Normalmente desgastamos bastante o pneu traseiro, mais ou menos em todos os circuitos. Aqui, no entanto, a durabilidade foi realmente muito boa. Cheguei ao final com uma sensação incrível e, nesse momento, percebi que havia uma oportunidade de chegar ao pódio. Também foi uma surpresa para mim».
«Inicialmente, talvez a desilusão tenha prevalecido. Forcei mais do que nunca para tentar chegar ao pódio aqui e, sinceramente, fiquei desiludido por não o conseguir. Mas depois, quando voltei à box, comecei a valorizar o que tinha feito: voltar a pilotar de uma forma que não conseguia há muito tempo e reencontrar aquela sensação de ter tudo sob controlo, de saber o que estou a fazer e porque sou rápido. Nas outras corridas, perguntava-me porque não conseguia fazê-lo. Aqui, desenvolveu-se uma situação completamente diferente desde sexta-feira até hoje e diverti-me realmente».
«É demasiado cedo para dizer que estamos de volta a esses dias, mas neste circuito fomos competitivos. Recuperámos a nossa velocidade e, certamente, isso não aconteceu por acaso. Depois de Spielberg trabalhámos muito, porque tínhamos visto que o Pedro era muito mais competitivo do que nós. Continuámos a estudar desde sexta-feira até hoje e, no final, voltei a estar na frente».
«Sim, embora aqui a durabilidade do pneu não tenha sido um problema. O problema era o blistering que tínhamos visto ontem. Com este pneu, no entanto, estava confiante de que conseguiria atacar mesmo no final».
«Na minha opinião, temos agora algumas certezas a mais, porque percebemos porque fomos mais rápidos. Por isso, não acredito que vamos chegar à Indonésia em pânico. Pelo menos espero que não seja esse o caso! Claro que Mandalika é um circuito completamente diferente, com pneus diferentes e um asfalto que estará extremamente quente, por isso tudo vai mudar novamente. Mas acredito que estudámos muito para chegar onde estamos agora. Tentei compreender tudo ao pormenor para melhorar, sobretudo depois da corrida incrível que o Pedro fez na Áustria. Aqui tentámos juntar todas as peças e espero que este resultado não seja uma coincidência», concluiu o piloto de Rimini.















