Com uma volta de 1:38.979 ao circuito de Barcelona-Catalunha, Pedro Acosta foi esta manhã o piloto mais rápido no primeiro treino livre da categoria rainha, 95 milésimos à frente de Johann Zarco e 219 centésimos de Marc Marquez.
Quando o semáforo abriu, os pilotos imediatamente entraram em pista. Maverick Viñales estabeleceu o primeiro tempo mais rápido, com 1:41.652 minutos. Uma volta depois, “Top Gun” melhorou o seu tempo para 1:40.268. Na volta seguinte, o líder do Campeonato do Mundo, Marc Márquez, assumiu a liderança com o tempo de 1:39.198. Meio segundo atrás dele, o seu seu irmão Alex.
Então aconteceu o que os fãs esperavam: o campeão mundial Jorge Martin, ao entrar na curva 5, estava com o ombro esquerdo completamente no chão – uma visão espetacular, perfeita para o álbum de fotos. A cena foi mostrada diversas vezes em câmera lenta na transmissão ao vivo da MotoGP. Após nove minutos, o piloto da Yamaha, Jack Miller, caiu na curva 10.
A meio da sessão, a ordem no topo não havia mudado. O piloto da Yamaha, Miguel Oliveira, estava em sétimo lugar naquele momento. A 15 minutos do fim, Zarco teve um momento assustador. Mal conseguiu evitar uma derrapagem da roda dianteira na Curva 5. Enea Bastianini ficou parado com a sua KTM RC16 perto da saída dos boxes – aparentemente, teve um problema técnico.
Os 5 melhores a dez minutos do final da sessão: Marc Márquez, Alex Márquez (+0,186 seg), Zarco, Bezzecchi e Acosta. O piloto da Trackhouse, Ai Ogura, subiu para a 7ª posição. Logo depois,o seu companheiro de equipa, Raul Fernandez, subiu para a 6ª posição.
Seis minutos antes do final, Bastianini assumiu a terceira posição. Luca Marini (Honda) e Brad Binder (KTM) então estabeleceram tempos rápidos e ficaram nas posições 3 e 4. Pouco depois, Vinales estabeleceu o segundo tempo mais rápido com 1:39.368 min. A dois minutos do final, Acosta estabeleceu um novo recorde de 1:38.979 min, com Zarco conquistando o terceiro lugar. Pouco depois, Zarco melhorou para o segundo lugar, empurrando Marc Márquez para o terceiro lugar.
Ninguém chegou perto do tempo de Acosta. Zarco, Marc Márquez, Viñales, Alex Márquez, Marini, Binder, Bezzecchi, Aleix Espargaró e Bastianini completaram o top 10. Pecco Bagnaia ficou apenas em 23º lugar – o italiano teve um problema eletrónico na sua GP25. O melhor piloto da Yamaha foi Jack Miller, em 11º lugar. Fabio Quartararo terminou apenas em 18º, e Jorge Martin, em 21º. Miguel Oliveira terminou em 13º, a 0,909 do melhor tempo.

















