Na Q1, Marco Bezzecchi reforçou as suas ambições com o tempo mais rápido. Atrás dele, uma disputa renhida foi decidida em favor de Fabio Di Giannantonio. Bagnaia e Martin ficaram para trás.
A primeira qualificação do MotoGP em Balaton Park contou com muitos nomes de peso, como o campeão mundial Jorge Martin, o vice-campeão Bagnaia, Marco Bezzecchi, Fabio Di Giannantonio, Brad Binder, e claro, Miguel Oliveira.
O primeiro a pontuar no monitor de tempo foi um piloto da Aprilia: Marco Bezzecchi alcançou o impressionante tempo de 1:36.974 na sua segunda volta rápida, mais de seis décimos à fente do piloto da KTM, Binder, que havia melhorado claramente o tempo de sexta-feira no FP2.
Martin e Fabio Di Giannatonio ficaram em terceiro e quarto lugares. O piloto da Pramac, Miller, também ainda tinha esperanças de chegar à decisiva sessão de qualificação.
Com pneus novos, a batalha final começou. Pecco Bagnaia, que não tinha conseguido marcar tempo na primeira tentativa, conseguiu se impor e assumir o segundo lugar. Mas, embora nenhum outro piloto tenha conseguido ameaçar o herói da Aprilia, Bezzecchi, Bagnaia foi engolido novamente. Jack Miller fez então a sua melhor volta na pista de quatro quilómetros e saltou para o segundo lugar no final. Mas o tempo do australiano de 1:37.079 não foi suficiente. O veterano da KTM, Brad Binder, foi ainda mais rápido. Mas as comemorações do segundo lugar da KTM não duraram muito.
Fabio Di Giannantonio conseguiu o mesmo tempo de volta. Como a segunda melhor volta do piloto da VR46 foi melhor que a da RC16, o italiano seguiu em frente ao lado de Bezzecchi.
Pecco Bagnaia largará na Hungria da 15ª posição. Martin largará da 17ª posição – à frente de Zarco, Oliveira, Rins e Ogura.

















