No FP1 de MotoGP em Aragão, o piloto de fábrica da Ducati, Marc Márquez, foi o mais rápido. Alex Márquez (Gresini) e Marco Bezzecchi (Aprilia) terminaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, com Alex Rins (Yamaha) em quarto.
Os pilotos da categoria rainha entraram em pista a tempo do início da sessão. O piloto de fábrica da Honda, Luca Marini, e o piloto da Aprilia, Ai Ogura, estão ausentes do MotorLand Aragão. Marini sofreu ferimentos graves enquanto testava a sua moto de resistência em Suzuka, na semana passada, e o seu regresso é incerto. Ogura está a seguir recomendações médicas para não competir em Espanha. O piloto japonês sofreu uma queda grave no TL1 em Silverstone e, posteriormente, teve de ser operado à canela direita em Barcelona. No entanto, o piloto de 24 anos está em Aragão para assistir ao Grande Prémio com a sua equipa na garagem da Trackhouse.
Após cinco minutos, o piloto da KTM Tech3, Maverick Vinales, liderou a tabela de tempos com o tempo de 1:51.067. Na sua terceira volta, Marc Márquez adiantou-se no marcador com o tempo de 1m49s190. Dois minutos depois, o piloto da KTM, Pedro Acosta, estabeleceu o tempo mais rápido, com 1:48.794. Os tempos por volta melhoraram constantemente. Os cinco primeiros classificados ao fim de dez minutos eram Marc Márquez (1:47.665), Pedro Acosta (KTM), Joan Mir (Honda), Johann Zarco (Honda) e Alex Márquez (Ducati).
Passados 15 minutos, Pecco Bagnaia (Ducati) assumiu a terceira posição. O vencedor de Silverstone, Marco Bezzecchi (Aprilia), estava em quarto lugar naquele momento. A ordem a meio da sessão: Marc Márquez, Alex Márquez, Bagnaia, Bezzecchi e Acosta. O piloto da Yamaha, Fabio Quartararo, estava em 12º lugar nessa altura. A 20 minutos do fim da sessão, Marc Márquez melhorou o seu melhor tempo para 1m47s205. No entanto, isso ainda o colocou cerca de 1,5 segundos acima do seu recorde. Pouco depois, Acosta assumiu a terceira posição. Cinco minutos depois, Marc Márquez estabeleceu um novo melhor tempo de 1:46.974 min – colocando-o mais de um segundo à frente do seu irmão Alex, que estava em segundo lugar na altura. Os cinco primeiros a dez minutos do fim eram Marc Márquez, Alex Márquez, Joan Mir, Marco Bezzecchi e Pedro Acosta.
A cinco minutos do final, Viñales estabeleceu o terceiro melhor tempo, enquanto o piloto de fábrica da Yamaha, Alex Rins, assumiu a terceira posição pouco antes do final. O piloto da Aprilia, Marco Bezzecchi, arrebatou o terceiro lugar ao espanhol no último instante. Ninguém conseguiu igualar o tempo de Marc Márquez – foi quase um segundo mais rápido do que o seu irmão Alex, que terminou em segundo. O oito vezes campeão do mundo provou mais uma vez que uma vitória nesta pista, com as suas muitas curvas à esquerda este fim de semana, só virá através dele. Miguel Oliveira concluiu a sessão na 19ª posição, à frente dos dois últimos, Somkiat Chantra e Lorenzo Savadori.

















