MotoGP, Antevisão: Quem são os favoritos em Le Mans?

Por a 9 Maio 2022 22:08

Fabio Quartararo chega este ano à ‘sua’ corrida em Le Mans como líder do MotoGP. O piloto da Yamaha ganhou em Portimão e, mais recentemente, terminou em segundo lugar em Jerez. O francês lidera o campeonato, sete pontos à frente de Aleix Espargaró (Aprilia) e 20 pontos à frente de Enea Bastianini (Gresini Ducati).

Tradicionalmente, o Circuito Bugatti em Le Mans é uma pista favorável à Yamaha. Jorge Lorenzo é o piloto com mais sucesso no Circuito Bugatti, já esteve no topo seis vezes, cinco delas na “primeira classe” com a Yamaha. Marc Márquez e Tom Lüthi seguem em segundo lugar com quatro vitórias cada um. O piloto suíço ganhou duas vezes, cada uma nas classes de 125cc e Moto2.

Mas essa tendência parece ter mudado nos últimos anos. Com a Ducati, Jack Miller (2021) e Danilo Petrucci (2020) venceram nos dois últimos anos, depois de Marc Márquez vencer por duas vezes consecutivas com a  Honda. O último sucesso da Yamaha no Grande Prémio de França data de 2017, quando Viñales ganhou na sua M1. Em 2021 dois franceses ocuparam o pódio, Johann Zarco, segundo, e Quartararo, terceiro. São candidatos naturais, mas não devemos esquecer nem Pecco Bagnaia, ainda embalado pelo triunfo em Jerez, nem Jack Miller que foi o último vencedor em França. Contemos ainda com Miguel Oliveira, oitavo há um ano em Le Mans…

Na categoria de Moto2, Celestino Vietti é o líder do campeonato após seis de 21 corridas. O italiano tem uma vantagem de 19 pontos sobre Ai Ogura, que celebrou a sua primeira vitória no GP em Jerez. Tony Arbolino, que testou esta semana em Barcelona ainda quer ter uma palavra a dizer na luta pelo topo. O ano passado, Raul Fernandez (Red Bull KTM Ajo) celebrou a sua segunda vitória da época em Le Mans.

Na categoria de Moto3, também, a batalha no campeonato desenvolveu-se recentemente numa outra direcção. Sergio Garcia (GasGas) alargou a sua liderança do Campeonato do Mundo sobre Dennis Foggia (Honda) para 21 pontos na última prova de Jerez, enquanto o italiano não alcançou os pontos em Espanha. Em terceiro lugar está agora Izan Guevara, colega de equipa de Garcia. Guevara venceu a sua primeira corrida da época em Jerez. Garcia ganhou o GP de França na Moto3 no ano passado.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x