MotoGP, Aleix Espargaró: “A regra da pressão dos pneus vai arruinar o campeonato”

Por a 15 Novembro 2023 20:08

O ‘capitão’ da Aprilia é um dos mais críticos em relação à atual regra da pressão dos pneus que está em vigor desde o GP de Silverstone. As suas declarações pintam um quadro questionável para o futuro.

Aleix Espargaró admite que teve um fim de semana para esquecer na Malásia . O experiente espanhol caiu na corrida principal quanto ocupava o 13º lugar, atrás do seu companheiro de equipa Maverick Viñales.

A pressão do ar especificada pelo fornecedor de pneus Michelin, de pelo menos 1,88 bar no pneu dianteiro (mais de 50 por cento na corrida principal e mais de 30 por cento no sprint) deixa a Aprilia em apuros. “Temos que ser mais conservadores com isso agora, senão perderemos seis segundos e da próxima vez doze segundos… Eu odeio isso, vai arruinar o Campeonato do Mundo, e isso dificulta muito a vida dos meus técnicos.” Diz o catalão.

Questionado ‘ porque é que os pilotos de MotoGP não se unem nesta questão’, pela Speedweek, o mais velho dos Espargaró esclareceu: “Dizemos isso em todas as reuniões com Piero Taramasso, com o pessoal da Michelin e nas reuniões com Carlos Ezpeleta. Falamos sobre isso todo o fim de semana! Neste momento não há hipótese de mudarem isso”, suspirou Aleix.

“Nunca vi problemas com o pneu dianteiro, e corro neste Campeonato do Mundo há 15 anos. O Piero Tamasso diz que estamos perto do pneu dianteiro explodir. Ok – ele tem que saber – ele é um milhão de vezes mais informado do que eu. Eu digo: o pneu traseiro pode explodir – mas nunca o pneu dianteiro!”

“A Michelin certamente sabe o que está a fazer, mas penso que seria melhor se fizessem os pilotos felizes”, acrescentou o capitão da Aprilia e duas vezes vencedor no MotoGP. “Claro que ainda estamos longe de uma greve. É uma redução na performance, mas não é perigoso. Ok, perigoso só porque podemos cair… Continuaremos empenhados nesta questão.”

Cinco pilotos foram recentemente afectados em Sepang, o que significa que doze pilotos de MotoGP vão agora para o GP do Qatar com um aviso oficial. Isso significa que na próxima vez que cometerem uma infração, vão ser alvo de penalizações de tempo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x