MotoGP, 2021, Teste de Misano: A nova tecnologia da KTM

Por a 25 Setembro 2021 16:30

Também a KTM testou novas soluções aerodinâmicas no teste de Misano, mas o maior desafio era fazer os pilotos sentir-se à vontade na moto

As KTM estavam a testar este (ver abaixo) novo pacote aéreo no Dia 2. É muito semelhante ao pacote de aerodinâmica da Ducati de 2020 e 2019, com um segundo conjunto de asas a ser colocado mais abaixo na carenagem lateral.

Sabemos a partir disto que a Ducati estava à procura de mais impulso negativo, ou seja, forças que comprimem a moto contra o chão, para maximizar a aderência dos pneus em travagem ou aceleração, ao mesmo tempo que trazer parte dessas forças um pouco mais para trás na moto deverá aumentar o efeito na roda traseira, e contribuir para que a RC16 não fosse demasiado pesada à frente, ajudando assim também a inserção em curva, problema que quer Binder, quer Oliveira, já tinham referido.

Curiosamente, a KTM também tinha outra moto preta (ver abaixo). Mas, após comparação direta com a moto original, a aerodinâmica, a entrada de ar e as carenagens são exatamente os mesmos. Talvez esta moto tenha algo de novo internamente a nível de motor, já a pensar em 2002.

4.5 2 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x