MotoGP, 2021: Quartararo a um curto passo do ‘Clube dos Famosos’

Por a 16 Outubro 2021 01:28

Fabio Quartararo tem o seu primeiro match point no Campeonato do Mundo no próximo Grande Prémio Nolan del Made in Italy e dell’Emilia-Romagna. E se o francês puder reclamar o título, vai juntar-se a um exclusivo ‘15 Rider Club’ onde estão lendas como Stoner, Hayden, Doohan …

El Diablo chamou a atenção do mundo do motociclismo quando se tornou duas vezes Campeão do Mundo Júnior FIM CEV Moto3 em 2013 e 2014. Não foi nenhuma surpresa quando se estreou nos Grandes Prémios em 2015, quando as expectativas eram grandes. No entanto, um título na Moto3 e Moto2  nunca se concretizou antes de Quartararo se mudar para o MotoGP em 2019 com a Petronas Yamaha SRT.

É justo dizer que Quartararo chegou à categoria rainha como um pato na água. E agora, em 2021, o jovem de 22 anos está perto de conquistar o título de MotoGP. Se Quartararo conseguir se defender do rival pelo título Francesco Bagania (Ducati Lenovo Team) até a bandeira quadriculada em Valência, será o 16º piloto a conquistar um título na categoria rainha sem ganhar um título na Moto 3 e Moto 2.

Na verdade, Quartararo tem a chance de se tornar o primeiro piloto europeu a fazer exatamente isso desde Franco Uncini em 1982. Os últimos três pilotos a ganhar um Campeonato Mundial de MotoGP  – Joan Mir (Team Suzuki Ecstar), Marc Marquez (Repsol Honda Team) e Jorge Lorenzo – todos conquistaram pelo menos um título enquanto subiam a escada para o auge.

No entanto, como sabemos, não existe uma forma definida de se tornar um Campeão do Mundo de MotoGP . Casey Stoner é considerado por muitos um dos maiores pilotos de sempre a agraciar o desporto, mas o australiano nunca conquistou um título de 125cc ou 250cc. Também o grande e malogrado Nicky Hayden, nem sequer correu nas classes mais baixas na sua jornada para se tornar um vencedor do título mais adorado do mundo.

Kenny Roberts Jr e o seu pai Kenny Roberts são duas outras lendas do MotoGP nesse clube, assim como os lendários Mick Doohan, Kevin Schwantz, Wayne Rainey, Eddie Lawson, Wayne Gardner, Freddie Spencer, Uncini, Marco Lucchinelli e Barry Sheene. O Campeão do Mundo de 500cc de 1957 Libero Liberati e o duplo Campeão do Mundo Umberto Masetti (1950 e 1952) são os outros dois nomes da lista.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x