MotoGP, 2021: Organização considera a abolição dos Warm Ups a partir de 2022

Por a 4 Julho 2021 09:59

É um assunto de que ainda não se fala muito no paddock mas, discretamente, vem sendo referido: a sessão de aquecimento de domingo de manhã pode ser uma coisa do passado a partir de 2022…

É um projeto que tem estado a ser considerado desde o último Grande Prémio da Catalunha, e poderia alterar o programa de domingo num Grande Prémio.

Os Warm Up matinais deixariam de ser realizados para simplificar o programa. Uma mudança que está longe de ser aprovada por unanimidade, mas a vontade da organização a este respeito é forte…

No início de Junho, durante o Grande Prémio da Catalunha, a IRTA perguntou por escrito às equipas se eram a favor ou contra a supressão das sessões de aquecimento nas manhãs de domingo.

Foi também proposta uma solução alternativa sob a forma de duas ou três voltas em pista imediatamente antes da corrida.

Podemos supor que a ideia vem mais da Dorna Sports do que da IRTA…

Mas porquê o desejo de mudar? Com o alargamento do programa de domingo (MotoE, Red Bull Cup, Northern Cup), os treinos começam às 8.40 da manhã, muitas vezes em condições frias, não de todo semelhantes às da corrida, e possivelmente levando a quedas sem trazer qualquer novidade à afinação das motos.

Porém, aparentemente, as equipas têm uma opinião desfavorável quanto à supressão das sessões de aquecimento, que por vezes funcionam como um treino extra quando ainda procuram algo mais que não estava bem ao gosto do piloto.

De momento, apenas Moto3 e Moto2 estão em causa. E, por enquanto, as respostas das equipas são geralmente negativas.  Acima de tudo, foram apresentadas razões técnicas para rejeitar a ideia. Por exemplo, neste momento, os depósitos são concebidos para durar a duração da corrida, e não algumas voltas extra. Mas a reposição de combustível na grelha é proibida pelo regulamento.

Da mesma forma, já não será possível mudar de motor no sábado à noite, como é atualmente feito, e seria insensato entrar numa corrida com um motor não testado no aquecimento.

No entanto, a ideia de eliminar esta regra está a ganhar terreno, apesar da relutância das equipas… A seguir com atenção!

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x