MotoGP, 2021, Estíria – Q2: Martin bate Quartararo e faz a pole

Por a 7 Agosto 2021 14:23

Jorge Martin esteve em grande na Q2 que define a pole, tanto ele como a Ducati que acabou por colocar duas motos na frente da Yamaha de Fabio Quartararo…

As coisas aqueceram na pista desde o início. Após as primeiras voltas, Fabio Quartararo estava em primeiro lugar com 1’ 23.259, mas Jack Miller estava apenas 0,041 segundos atrás.

Na volta seguinte, o líder do campeonato do mundo fez uma volta em 1’23.075 na Yamaha de fábrica – o recorde de Spielberg de todos os tempos de Marc Márquez, 1’23,027 em 2019, estava cada vez mais perto. O novato Jorge Martin fez um novo recorde de pista com a Pramac Ducati, mas na curva 9 atingiu o green fora dos “limites da pista”. Apesar da volta cancelada, permaneceu na segunda posição atrás de Quartararo e Miller.

A contas com a mão lesionada na sexta-feira, Miguel Oliveira fez o segundo tempo na Q1 quase sem rodar, e a mesma ‘receita’ seguiu na qualificação. O português da Red Bull KTM passou toda a primeira parte da sessão na box a ver o desempenho dos adversários, partindo apenas para a pista nos derradeiros cinco minutos da Q2.

Fabio Quartararo chegou a esta fase no topo dos tempos, mas assim que a maioria dos pilotos retomava a pista depois de uma derradeira ida às boxes, o tempo do francês da Yamaha foi prontamente batido por Francesco Bagnaia. Quartararo ficava em segundo, seguido pelas Ducati de Jack Miller e Jorge Martin. 

Logo em seguida Quartararo fez uma volta sensacional que lhe dava a pole e permitiria bater o recorde do circuito de Spielberg, porém a volta seria cancelada porque o francês excedeu por uma pequena fração os limites de pista na chegada à recta principal.  

Martin com a Ducati Pramac voltaria a surpreender a dois minutos do final com uma volta-canhão de 1’22,994 que o colocou provisoriamente na pole. Bagnaia, Quartararo e Miller vinha a seguir. Marc Marquez fazia como melhor o sétimo tempo e logo a seguir não evitava uma queda, enquanto Miguel Oliveira fazia o 12º tempo.

A pole ficava assim nas mão de Jorge Martin, pela segunda vez em 2021.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x