Grandes rivais: Wayne Rainey vs Kevin Schwantz

Por a 31 Dezembro 2015 14:57

Tal como Senna e Prost, a rivalidade entre Schwantz e Rainey apaixonou multidões pelo contraste filosófico entre o brilhantismo e a consistência, entre a manobra de génio e o método implacável, entre a fogosidade que decide um Grande Prémio e o calculismo que ganha campeonatos.

O mais interessante na relação entre Schwantz e Rainey é que os duelos entre si começaram muito antes da chegada de ambos ao Mundial de 500cc, em 1986 e 1988 respetivamente. Schwantz e Rainey já eram ferozes adversários nas Superbikes norte-americanas – com o futuro piloto da Yamaha a ser campeão em 1987 após intensa disputa com o texano – e no Desafio Transatlântico em Inglaterra, uma espécie de corridas das estrelas com alguns dos melhores pilotos americanos e europeus. Mas foi verdadeiramente nos Grandes Prémios que as coisas aqueceram, com Schwantz a entrar no Mundial com a Suzuki e Rainey com a equipa Yamaha de ‘King’ Kenny Roberts.

As travagens no limite e ultrapassagens fabulosas de Schwantz conquistaram uma legião equiparável à de Valentino Rossi uma década depois; o estilo impecável e a mistura letal de talento e determinação valeram três títulos mundiais a Rainey… que estava a caminho do quarto antes do fatídico acidente em Misano. Por muito que Schwantz fosse mais popular, Rainey era o mais bem sucedido e isso deixava o texano fora de si, principalmente quando a Suzuki não produzia uma moto suficientemente competitiva (principalmente com falta de velocidade de ponta). Mas é só procurar no YouTube e surgem dezenas de vídeos com duelos para a eternidade entre dois gigantes do motociclismo. Tal como Senna e Prost com a Fórmula 1, Schwantz e Rainey elevaram o Mundial de Motociclismo a algo que transcendia uma competição desportiva: durante anos foi uma telenovela.

 

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Moto GP
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x