Max Biaggi, John Kocinski, Troy Bayliss, Nicky Hayden e Mick Doohan – todos eles comemoraram vitórias tanto na categoria 500cc quanto na MotoGP, além do Campeonato Mundial de Superbike. Quem mais alcançou esse feito?
Não são muitos os pilotos que conquistaram vitórias tanto na MotoGP quanto no Campeonato Mundial de Superbike – foram 19 no total. Os nossos colegas do worldsbk.com resumiram os 10 melhores.
Makoto Tamada: 2 vitórias na MotoGP, 3 no WorldSBK
Makoto Tamada estreou discretamente no Mundial de Superbike em 1999, com duas colocações entre os 10 primeiros em Sugo. 2001 foi o seu ano brilhante: uma dobradinha em Sugo como piloto wildcard pela Cabin Honda serviu de trampolim para o Campeonato Mundial de MotoGP. Conquistou a sua primeira vitória na categoria rainha em 2004, em Jacarepaguá, no Brasil — o último vencedor naquela pista — antes de vencer o seu GP em casa, em Motegi.
John Kocinski: 4 vitórias na categoria 500cc, 14 vitórias no WorldSBK

Campeão mundial de 250cc em 1990, John Kocinski conquistou a sua primeira vitória na Malásia após subir para a categoria 500cc em 1991 — mais três vitórias nos três anos seguintes. Em 1996, Kocinski ingressou no Campeonato Mundial de Superbike, conquistando duas vitórias na sua temporada de estreia. Em 1997, o americano sagrou-se campeão mundial de Superbike. Kocinski regressou ao Campeonato Mundial de 500cc nas duas temporadas seguintes, mas não obteve nenhum sucesso notável em 1998 e 1999.
Ben Spies: 1 vitória na MotoGP, 14 vitórias no WorldSBK
Com três títulos da AMA no currículo, Ben Spies entrou no Mundial de Superbike em 2009, conquistando o título logo no seu ano de estreia com a Yamaha R1. Após 14 vitórias, migrou para a MotoGP com a Yamaha Tech3 em 2010 e subiu ao pódio em apenas cinco corridas. A sua única vitória foi no Dutch TT de 2011, em Assen, seguida por apenas mais um pódio.
Cal Crutchlow: 3 vitórias na MotoGP, 3 vitórias no WorldSBK
Cal Crutchlow não é apenas um campeão mundial de MotoGP e Superbike, mas também um campeão de Supersport. Como campeão mundial, ele subiu para a categoria Superbike em 2010, onde venceu três corridas e terminou em quinto lugar na classificação geral. Em 2011, mudou para a MotoGP com a Yamaha Tech3. 2012 seria seu grande ano: em Brno, conquistou seu primeiro pódio e, quatro anos depois, conquistou sua primeira vitória em um GP na República Tcheca – 35 anos após a última vitória britânica de Barry Sheene.
Carlos Checa: 2 vitórias na categoria 500cc, 24 vitórias no WorldSBK

Carlos Checa foi um dos melhores pilotos da categoria 500cc e de MotoGP por várias temporadas. O piloto espanhol venceu a sua primeira corrida no Grande Prémio da Catalunha de 1996 e ingressou no Mundial de Superbike doze anos depois, conquistando a sua primeira vitória no Miller Motorsport Park. Após o sucesso com a Honda, mudou-se para a Ducati e sagrou-se Campeão Mundial de Superbike em 2011. Num ano impressionante, conquistou 15 vitórias e tornou-se o primeiro campeão espanhol do WorldSBK.
Nicky Hayden: 3 vitórias na MotoGP, 1 vitória no WorldSBK

O “Kentucky Kid” conquistou a sua primeira vitória na MotoGP em 2005, em Laguna Seca. Mais duas vitórias e o título mundial se seguiram em 2006 – o americano derrotou Valentino Rossi por uma pequena margem. Em 2016, Hayden migrou para o Mundial de Superbike e conquistou a sua única vitória no campeonato mundial de produção em Sepang.
Marco Melandri: 5 vitórias na MotoGP, 22 vitórias no WorldSBK
Em 2002, Marco Melandri sagrou-se campeão mundial na categoria 250cc e, em 2005, foi vice-campeão na MotoGP. Em 2011, o italiano também terminou em segundo lugar na classificação geral do Mundial de Superbike. Comemorou a sua primeira vitória na MotoGP em 2005, em Istanbul Park, e em 2011, venceu a sua primeira corrida no campeonato mundial de produção em Donington Park. Na sua vitória mais recente, em 2018, derrotou Jonathan Rea na segunda corrida em Phillip Island.
Mick Doohan: 54 vitórias na categoria 500cc, 3 vitórias no WorldSBK
Mick Doohan foi coroado campeão mundial de 500cc cinco vezes consecutivas (1994-1998). Com 54 vitórias, é um dos maiores de todos os tempos. Antes do seu domínio no campeonato mundial de motociclismo, no entanto, o australiano conquistou a primeira vitória no WorldSBK, em Sugo, em 1988. Uma dobradinha em casa em Oran Park, mais tarde naquele ano, foi sua última participação no Mundial de Superbike. Mudou então para a categoria 500cc, conquistando a sua primeira vitória em 1990, em Hungaroring.
Troy Bayliss: 1 vitória na MotoGP, 52 vitórias no WorldSBK
Troy Bayliss é mais conhecido pelo seu sucesso no Mundial de Superbike, mas após uma vitória como wild card no Grande Prêmio de Valência de 2006 no Campeonato Mundial de MotoGP, ele entrou para esta lista exclusiva. O carismático australiano competiu pela primeira vez no Mundial de Superbike como piloto wild card em Phillip Island, em 1997, conquistando dois quintos lugares. Em meados de 2000, contratado como substituto de Carl Fogarty, conquistou a sua primeira vitória na primeira corrida em Hockenheim.
Max Biaggi: 13 vitórias na categoria 500cc/MotoGP, 21 vitórias no WorldSBK

O tetracampeão mundial de 250cc, Max Biaggi, continua a ser o último piloto a conquistar uma vitória na sua estreia na categoria principal do campeonato mundial de motociclismo. O ‘Imperador Romano’ venceu 13 corridas lá, a última das quais em Sachsenring, em 2004. Biaggi foi vice-campeão na categoria 500cc e na MotoGP três vezes. Quando mudou para o Mundial de Superbike em 2007, venceu na sua estreia, tornando-se o único piloto a conquistar uma vitória em ambas as classes na sua estreia. O italiano conquistou o seu primeiro título no campeonato mundial de produção em 2010 e tornou-se campeão mundial novamente em 2012.
Mais dois pilotos entraram para a história desde então. O primeiro foi Danilo Petrucci – atualmente tem duas vitórias na MotoGP e três no Mundial de Superbike, com mais por vir. O mesmo se aplica a Andrea Iannone que atualmente tem uma vitória nos Campeonatos Mundiais de MotoGP e Superbike.