CN Enduro: Oliveira e Ventura discutem título absoluto em Valpaços

Por a 17 Junho 2022 22:30

Com apenas 12 pontos a separar os dois primeiros classificados na categoria Elite Absoluto, o campeonato nacional de Enduro decide-se este fim‑de‑semana em Valpaços.

Luís Oliveira chega à derradeira ronda do ano com uma dúzia de pontos de vantagem sobre Diogo Ventura mas, com dois dias de competição, tudo está em aberto!

Não nos podemos esquecer que as vitórias nas especiais também atribuem pontos para o campeonato Elite Absoluto – com 9 especiais no sábado e 12 especiais no domingo – as “contas” podem “pender” para qualquer um dos lados.

Ainda com uma palavra a dizer, teremos o Morgan Lesiardo que em 2022 já venceu por duas vezes mas que está a 27 pontos do líder do campeonato… em todo o caso, o italiano pode “baralhar” a matemática entre Oliveira e Ventura.

O percurso

O percurso com cerca de 45 quilómetros por volta (especiais incluídas) decorrerá no concelho de Valpaços, com três provas Especiais Cronometradas: Enduro Test (ET), Cross Test (CT), Extreme (EX), dois Controlos Horários (CH) e uma Zona de Assistência (ZA) no Pavilhão Multiusos (Paddock). Todas as provas especiais poderão ser previamente reconhecidas pelos pilotos, situando-se a CT no Cabeço na pista de motocross, a EX junto à Fraga da Calvoa em Vilarandelo e a ET na Lama de Cerdeira em Vilarandelo, sendo devidamente sinalizado o trajecto até às mesmas.

No dia 17 de Junho o percurso será percorrido 3 vezes pelos pilotos ELITE, OPEN, VERDES, VETERANOS e SENHORAS, 2 vezes pelos SUPER VETERANOS, PROMOÇÃO e HOBBY. No dia 18 de Junho o percurso será percorrido 3,5 vezes pelos pilotos ELITE e OPEN, 3 vezes pelos VERDES e VETERANOS e SENHORAS, duas vezes pelas Classes SUPER VETERANOS, PROMOÇÃO e HOBBY. 

Localização das especiais

Quanto a especiais a Cross Test (CT) estará localizada no Cabeço na pista de motocross, em terreno inclinado, com subidas e descidas, com saltos naturais e pequenos relevos (5,5 Km). A Enduro Test (ET) levará os pilotos a Lama de Cerdeira em Vilarandelo em terreno misto de terra e areia com pequenas curvas bem delineadas (4,5 Km). Quanto à Extreme Test (EX) a mesma estará junto à Fraga da Calvoa em Vilarandelo, toda ela natural aproveitando o relevo do terreno e com alguma pedra (1,5 km).

No primeiro dia de competição (Sábado) o primeiro piloto a partir receberá essa mesma ordem ás 11 horas da manhã e no Domingo o primeiro concorrente deixará os parque fechado ás 09h00.

:.

(Fotos: FMP)

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x