Fermin Aldeguer estabeleceu o melhor tempo no Q1 de MotoGP em Mugello e, juntamente com Raul Fernandez, garantiu uma vaga na segunda sessão de qualificação. Jack Miller perdeu por pouco uma vaga no Q2.
Os doze participantes da primeira qualificação entraram na pista em condições climáticas de verão para disputar uma das duas vagas para o Q2. Nenhum dos quatro pilotos da Honda garantiu classificação direta para o Q2 nos treinos cronometrados da tarde de sexta-feira. O quarteto da HRC enfrentou três Aprilias, duas KTMs, duas Yamahas e uma Ducati no Q1.
O piloto da Trackhouse Aprilia, Raul Fernandez, deixou a sua marca no Q1. Após a primeira troca de posições, o espanhol ficou à frente do piloto da Gresini Ducati, Fermín Aldeguer, com uma volta de 1:45.158. Antes do segundo turno, a moto de Fernandez apresentou um problema com o aquecedor de pneus. Os mecânicos da Trackhouse tiveram dificuldade para deixar a moto pronta para a largada. Após um pequeno atraso, a Aprilia número 25 conseguiu regressar à pista.
Raúl Fernández estava a caminho de um novo recorde pessoal na tentativa final, superando Miller, que estava em segundo lugar. Uma pequena margem de 0,014 segundos decidiu a classificação do piloto para o Q2. O melhor tempo de Aldeguer permaneceu inalterado no último minuto. O estreante espanhol na MotoGP avançou ao lado de Fernández para a Q2.
Jack Miller largará da 13ª posição. Enea Bastianini (Tech-3-KTM), Miguel Oliveira (Pramac-Yamaha) e Joan Mir (Honda) largam da sexta fila.

















