Prova tradicional no dia depois do Natal
O circuito de Oliver’s Mount é a única pista de corridas de rua natural em Inglaterra, um traçado ondulado a cinco minutos de Scarborough. Muitos fãs comparam a pista a um “mini TT à beira-mar”. As partidas em massa em torno da pista deslumbrante proporcionam corridas renhidas, oferecendo uma emoção incomparável em qualquer outra pista de Inglaterra – e é por isso que os fãs de corridas adoram este local incrível.

É uma sobrecarga para os sentidos: sente-se o cheiro do fumo e da borracha queimada, o calor das motos – está-se tão perto da ação que parece que se pode quase tocar. Os pilotos partilham o amor dos fãs por esta pista única. O circuito de 3,91 km sempre foi considerado um circuito desafiante, estreito e sinuoso, que testa as suas capacidades ao máximo. Ultimamente, para assegurar melhor tempo, a corrida tem, de facto, sido realizada em Junho, coma edição deste ano ganha por Dean Harrison, mas a tradição era fazê-la no “boxing day”, 26 de dezembro de cada ano.
O saudoso e lendário Barry Sheene elegeu Oliver’s Mount como o seu circuito favorito entre os muitos em que competiu.
A lista de pilotos que já venceram em Oliver’s Mount é como um “quem é quem” da história do motociclismo. Geoff Duke, John Surtees, Bob McIntyre, Mike Hailwood, Phil Read, Giacomo Agostini, Jarno Saarinen, Kent Andersson, Takazumi Katayama, Mick Grant, Barry Sheene, Wayne Gardner, Joey Dunlop, Steve Hislop, Robert Dunlop, Carl Fogarty, James Whitham, Ian Lougher, David Jefferies e, mais recentemente, até nomes como Guy Martin ou John McGuinness.
A primeira corrida realizada em Oliver’s Mount foi em 1946. Mais de doze mil espetadores compareceram nessa primeira edição e, segundo a revista “The Motor Cycle Magazine”, “Pode dizer-se que Scarborough deu início a algo” – mais de setenta anos depois e quase 200 corridas depois, mal sabiam eles o quão certos estavam!
Uma das maiores atrações turísticas anuais de Scarborough, as corridas de rua de Oliver’s Mount, atraíram uma enorme legião de fãs ao longo da sua história consagrada. Até meados da década de 1950, o maior público já visto em Scarborough foi quando quase 40.000 pessoas compareceram para assistir a John Surtees e Geoff Duke a competirem frente a frente no encontro internacional de setembro de 1953.
Um piloto que sempre adorou a pista e que foi apresentado às corridas em Scarborough quando era criança é Mick Grant, vencedor de várias edições do TT e atual presidente do circuito. “É um circuito para verdadeiros pilotos que tem de ser tratado com respeito”, comentou Grant.
Os lendários duelos entre o “herói local” Grant e o “londrino” Barry Sheene atraíam regularmente 35.000 pessoas aos portões na década de 1970. O estreito e sinuoso circuito de Oliver’s Mount é um ótimo teste para os motociclistas. A incrivelmente veloz Suzuki de 680cc de Sheene não tinha grande vantagem sobre a Kawasaki de 750cc de três cilindros de Grant, com melhor comportamento, nas curtas retas e curvas apertadas que testavam a coragem de cada piloto nas travagens.
As suas batalhas por pontos na mais importante série de corridas de rua de Inglaterra geraram uma forte rivalidade entre o público, ao ponto de Sheene se queixar de punhos no ar e insultos proferidos pelos fãs de Grant. Após um duelo épico na década de 1970, no qual venceu Mick Grant por uma pequena margem, declarou: “Nunca imaginei que um Londrino fosse aplaudido por mais de 20 mil pessoas de Yorkshire depois de derrotar o seu piloto favorito. Vocês devem realmente adorar corridas!”.














