Formação das equipas de fábrica e parceiras para 2026

Depois de duas vitórias consecutivas na categoria SSV, a Polaris regressa à Arábia Saudita em 2026 para defender o seu título na 48ª edição do Rali Dakar. A temporada de 2026 marca a expansão das ambições da Polaris no rali-raid, liderada pela equipa LOEB FrayMédia Motorsport-RZR Factory Racing. A participação deste ano verá a estreia do novíssimo RZR Pro R Rally, desenvolvido especificamente para homologação na nova especificação SSV1, competindo ao lado da plataforma RZR Pro R Factory campeã na especificação T4 na categoria SSV do Dakar.
A equipa de fábrica da Polaris será acompanhada pelas equipas parceiras TH Trucks e Santag Racing, totalizando 11 inscrições da Polaris. Na sua edição de 2026, o Dakar decorrerá de 3 a 17 de janeiro, num circuito de 8.000 quilómetros, com partida e chegada em Yanbu, e 4.900 quilómetros de troços cronometrados, intercalados com paragens para acampamento.
O percurso apresenta uma mistura de dunas, trilhos rochosos e extenuantes troços de maratona. “A quantidade de talentos que competem com a nossa plataforma Polaris RZR no Dakar 2026 é um enorme reconhecimento para nós”, comentou René Basei, Vice-Presidente da Polaris International. “Juntamente com a nossa equipa de fábrica e a impressionante lista de equipas independentes e parceiras, isto representa a nossa formação mais forte no maior evento de rali-raid do mundo. O seu empenho, bem como a comprovada durabilidade e desempenho da plataforma RZR, enchem-nos de orgulho enquanto procuramos mais um título do Dakar.”

LOEB Fray TeamMédia Motorsport-RZR Factory Racing
Após a épica vitória na categoria SSV em 2025, os atuais campeões Brock Heger e Max Eddy Jr. unem forças mais uma vez para liderar o esforço da equipa de fábrica da Polaris, com o objetivo de conquistar a vitória no RZR Pro Rally SSV1, uma especificação que verá máquinas side-by-side mais potentes e tecnologicamente avançadas do que nunca a enfrentar o deserto da Arábia Saudita. A LOEB FrayMédia Motorsport dá também as boas-vindas ao octacampeão mundial de Ralicross, Johan Kristoffersson, que fará a sua estreia na categoria principal do rali-raid.
A LOEB FrayMédia Motorsport-RZR Factory Racing terá cinco carros inscritos na categoria SSV. Fábrica RZR PRO R (Veículos T4) #420 Johan Kristoffersson (SUE) / Ola Fløene (NOR) #412 Florent Vayssade (FRA) / Nicolas Rey (FRA) RZR PRO R Rally (novos veículos SSV1) #401 Brock Heger (EUA) / Max Eddy Jr. (EUA) #407 Xavier De Soultrait (FRA) / Martin Bonnet (FRA) #404 Gonçalo Guerreiro (POR) / Maykel Justo (BRA)

Equipa TH Trucks Rally
A equipa espanhola TH-Trucks Rally regressa ao Dakar em 2026, após um sólido 5º lugar na categoria no ano passado. Com uma vasta experiência no campeonato CERTT (Campeonato España Rallies TodoTerreno), a TH-Trucks procura consolidar anos de experiência e resultados de sucesso em provas de ralis. A equipa TH-Trucks Rally irá competir com dois camiões na categoria T4, equipados com o RZR Pro R Factory: #423 Domingo Román (ESP) / Oscar Bravo (ESP) #440 Rui Silva (ANG) / Francisco Albuquerque (ANG)

“Estamos muito entusiasmados por regressar ao Rali Dakar com a Polaris. O nosso 5º lugar com Enrico Gaspari e Fausto Mota em 2025 foi um resultado fantástico para a equipa TH-Trucks Rally e dá-nos a confiança necessária para uma forte participação em 2026. O RZR Pro R oferece aos nossos pilotos a capacidade de competir ao mais alto nível e a fiabilidade para enfrentar duas semanas de corrida no deserto contra as melhores equipas do mundo.” Alberto Herrero, Team Manager TH-Trucks Rally

Equipa Santag Racing
Com sede em Portugal, a Santag Racing é especializada em corridas privadas com veículos Polaris RZR. Mais recentemente, um RZR Pro R preparado pela Santag Racing conquistou o título geral do Campeonato do Mundo de Ralis Raid (W2RC) de 2025 na classe SSV, pilotado por Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira, que ocupam a vaga número 400 no Dakar de 2026.
A Santag Racing inscreverá 4 equipas na especificação T4, utilizando também o RZR Pro R Factory: #417 Hélder Rodrigues (POR) / Gonçalo Reis (POR) #424 João Dias (POR) / Daniel Jordão (AFG) #438 Bruno Martins (POR) / Eurico Adão (POR) #400 Alexandre Pinto (POR) / Bernardo Oliveira (POR)
“Entrar no Rali Dakar 2026 com a Polaris, depois de garantir o Campeonato Mundial FIA Rally-Raid SSV de 2025, deixa-nos imensamente orgulhosos como equipa. Este ano, também garantimos uma fantástica vitória no Campeonato Europeu Bajas Junior da FIA com Alfonso Oliveira.”
“João Dias, competindo na entrada #424 no Dakar deste ano, também conquistou a vitória na corrida BP Ultimate Rally-Raid Portugal SSV de 2025. Com as nossas quatro equipas, entramos no Dakar deste ano confiantes na capacidade da nossa equipa de enfrentar o desafio do deserto da Arábia Saudita e testar as nossas capacidades contra os melhores competidores do mundo, tudo isto impulsionado pela plataforma RZR Pro R.”
disse David Viera, Diretor da Equipa Santag Racing e CEO do Grupo.














