A Yamaha Motor confirmou que as máquinas YZR-M1 serão equipadas com o motor V4 a partir da temporada de MotoGP em 2026. Esta decisão está em linha com as intenções anteriormente declaradas pela Yamaha de fazer a transição, sublinhando a continuidade e transparência da estratégia de desenvolvimento de motores da Yamaha.
O motor de quatro cilindros em linha tem sido uma pedra angular da identidade da Yamaha nas corridas há décadas, equipando lendas como Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e Fabio Quartararo. A sua combinação única de agilidade e potência suave levou a inúmeros sucessos: incluindo a corrida de hoje em Valência, o motor de quatro cilindros em linha competiu em 429 Grandes Prémios, venceu 125 corridas, subiu a mais de 350 pódios e ajudou a Yamaha a conquistar 8 títulos de pilotos, 7 títulos de equipas, 5 títulos de fabricantes e 5 triplas coroas de MotoGP.
No entanto, à medida que o MotoGP evolui, a Yamaha abraça o desafio de se adaptar às novas exigências técnicas, preservando o seu ADN. A mudança para o V4 marca um marco significativo na procura da Yamaha pelo desempenho e inovação. Espera-se que a nova configuração proporcione melhor aceleração, melhor manobrabilidade na travagem e maior adaptabilidade aos mais recentes requisitos de pneus e aerodinâmica. O rápido processo de desenvolvimento ao longo da temporada de 2025 reflete o compromisso da Yamaha em estar na vanguarda da tecnologia do MotoGP, honrando ao mesmo tempo a sua herança.
















