Na qualificação de MotoGP em Silverstone, o piloto de fábrica da Yamaha, Fabio Quartararo, conquista a pole position – pela terceira vez consecutiva. Pela primeira vez neste ano, Marc Márquez largará apenas da segunda fila.
O piloto francês da Yamaha garantiu o primeiro lugar no grid numa forte sessão de qualificação para as motos Yamaha – e empurrou o piloto da Ducati, Marc Márquez, para a segunda fila pela primeira vez neste ano.
Desde o início da sessão as Yamahas dominaram. Após as primeiras voltas rápidas, Alex Rins foi provisoriamente o mais rápido com um tempo de 1:58.558 minutos, seguido por Jack Miller na Pramac Yamaha. Foi então que Fabio Quartararo colocou a sua Yamaha de fábrica bem no topo, uns bons cinco centésimos de segundo mais rápido que o seu colega. Que começo para o fabricante japonês!
Então, por um curto período, a imagem habitual desta temporada emergiu novamente: domínio da Ducati com Marc Márquez na faixa de 1:57 e do seu companheiro de equipa Francesco Bagnaia logo atrás – antes de Quartararo (segundo mais rápido na sexta-feira) se aproximar novamente (0,281 segundos atrás de Márquez).
Na fase final, primeiro Pecco Bagnaia e depois Alex Márquez ultrapassaram Marc Márquez. Mas então Yamaha novamente! Fabio Quartararo garantiu a pole position com 1:57.233 – logo depois, o seu compatriota Johann Zarco caiu com a LCR Honda, acionando a bandeira amarela. Fabio Quartararo não pode mais ser capturado! O francês conquistou a sua terceira pole position consecutiva.
O irmão de Alex, Marc Márquez, por outro lado, terá que se contentar com a segunda fila e o quarto lugar pela primeira vez em 2025. O piloto da Honda, Luca Marini, e o piloto da VR46 Ducati, Franco Morbidelli, saltaram do Q1 para o Q2. Morbidelli precisa especialmente de uma boa posição de largada, mas como atrapalhou Bezzecchi na qualificação, terá que largar três posições atrás no GP. Terminou em 10º na qualificação, então vai largar em 13º no domingo.
O piloto da Trackhouse, Ai Ogura, não pôde participar de nenhuma das sessões de qualificação. O piloto japonês deixou a pista em direção a Barcelona para passar por novos exames. A suspeita: uma tíbia quebrada após o acidente do treino na manhã de sexta-feira.
Alex Márquez e Francesco Bagnaia largam da primeira linha ao lado de Fabio Quartararo para a corrida sprint desta tarde, que tem início a partir das 16 horas de Portugal Continental. A segunda linha será ocupada por Marc Márquez, Fermin Aldeguer e Jack Miller, com Miguel Oliveira a largar de P15.
















