Fabio Quartararo recebeu uma penalização invulgar no Grande Prémio da Grã-Bretanha após o seu acidente nos primeiros minutos do GP de França de MotoGP, em Le Mans, no domingo.
O piloto de fábrica da Yamaha surpreendeu o público francês no sábado, ao conquistar a pole position pela segunda ronda consecutiva. Fabio Quartararo converteu isso num quarto lugar na corrida, tendo liderado a corrida nas primeiras cinco voltas. Na corrida de domingo, com pista molhada, de ponta a ponta, Quartararo foi um dos vários pilotos a trocar para uma moto seca após a volta de aquecimento e recebeu uma penalização dupla de volta longa como resultado, de acordo com as novas regras.
Liderando nas voltas iniciais do Grande Prémio de 26 voltas, Quartararo foi o primeiro a cumprir as suas punições e estaria numa posição forte para capitalizar. No entanto, caiu na última curva da quarta volta, quando a chuva se intensificou, e não conseguiu regressar às boxes para tomar a sua moto com pneus de chuva. Quartararo foi visto em desacordo com os fiscais antes de regressar ao paddock. Os comissários não gostaram disto, considerando que Quartararo “comportou-se de forma irresponsável, desobedecendo às instruções diretas dos fiscais, causando um potencial perigo a si próprio e aos outros”.
Como resultado, terá de ficar de fora dos primeiros 10 minutos do TL1 no Grande Prémio da Grã-Bretanha, daqui a duas semanas, e também pagar uma multa de 2.000 euros. Embora esta punição possa não parecer grande em comparação com outras penalizações que poderiam ter sido aplicadas, chega num momento difícil para a Yamaha.
















