A ‘nova’ Dorna quer mover o GP para o circuito urbano de Adelaide

Foto AllAussieTraveller
O contrato atual entre a Dorna e Phillip Island para realizar o Grande Prémio da Austrália expira após as corridas desta temporada, marcadas para o final de outubro. Para o renovar, o MotoGP Sports Entertainment Group que substituiu a Dorna como promotor e detentor dos direitos sugeriu deixar Phillip Island e realizar o evento no continente, no circuito urbano de Albert Park Road, em Melbourne (acima).
Carlos Ezpeleta, ‘diretor desportivo’ do MotoGP (leia-se filho de Carmelo Ezpeleta), visitou a Austrália no final do ano passado para inspecionar o circuito e após a visita lançou um ultimato para prolongar o contrato: ou havia investimento de capital para modernizar o circuito ou este seria substituído no calendário.
O problema é que o Governo do estado rejeitou a proposta da MotoGP de relocar o GP da Austrália, alegando que “O Grande Prémio da Austrália de Motociclismo é sinónimo de Phillip Island e Victoria tem orgulho em apoiá-lo”, segundo um comunicado do governo liderado por Jacinta Allen. O governo Allen rejeitou o pedido da Dorna Sports para transferir o evento de Phillip Island para Albert Park – dizia o comunicado. O governo local rejeitou a oferta da promotora de MotoGP para realizar futuras edições do Grande Prémio da Austrália noutro local, possivelmente no circuito urbano de Albert Park Road, em Melbourne, ou até mais longe em Adelaide (abaixo).

A mensagem salientou o valor acrescentado tangível e intangível da corrida na sua localização atual: “O Grande Prémio de MotoGP atrai dezenas de milhares de visitantes a Phillip Island todos os anos. É bom para o turismo, para as empresas locais e para o emprego”.
Embora exclua uma mudança de local, o governo vitoriano comprometeu-se a investir na modernização das instalações do circuito para satisfazer as necessidades desportivas e comerciais do MotoGP, particularmente após a aquisição dos direitos comerciais do campeonato pela Liberty Media.
“Victoria concordou em fornecer financiamento adicional para ajudar a Dorna a construir um evento maior e melhor para além de 2026, desde que permaneça em Phillip Island”, acrescentou o comunicado.
Já se começa a perceber que, na sequência da transferência da Dorna para o MotoGP Sports Entertainment Group da Liberty Media, estes querem adotar o conceito de corridas urbanas estilo Formula 1 simplesmente para ganhar dinheiro.
Carmelo Ezpeleta já aludira em novembro passado à possibilidade da categoria poder correr em circuitos de estrada pela primeira vez em quase meio século, mas ninguém pensou que estivesse a falar a sério.
Agora transparece que o MotoGP Sports Entertainment Group está a planear transferir a etapa australiana de MotoGP de Phillip Island para o circuito de rua de Adelaide, um pouco mais a norte de Melbourne, que recebeu a Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990 e atualmente ainda recebe eventos de carros desportivos no seu traçado de 3.780 m.
Para já Phillip Island está garantida para 2026… para lá disso, ainda vai decerto correr muita tinta sobre este assunto!















