Com a possibilidade de substituir Marc Márquez no futuro para Nicolo Bulega, o piloto regular do campeonato de WSBK completou o seu primeiro teste a bordo de uma Desmosedici GP25 da Ducati para o MotoGP.
Tendo terminado em segundo lugar no Campeonato do Mundo de Superbike de 2025, atrás de Toprak Razgatlioglu, com a equipa de fábrica Aruba.it Racing Ducati, Bulega é a escolha óbvia para substituir o lesionado Marc Márquez – fora de ação desde o seu acidente com Marco Bezzecchi no Grande Prémio da Indonésia, que lhe causou fraturas no ombro direito.
Pirro, piloto de testes oficial da Ducati na MotoGP, substituiu Márquez pela Ducati Lenovo Team nas corridas da MotoGP na Austrália e na Malásia, mas ficou aquém do ritmo, terminando em 18.º e 17.º em Phillip Island e Sepang, respetivamente.
Como Pirro parece incapaz de pontuar – e, de qualquer forma, a Ducati já garantiu os três títulos de MotoGP deste ano, então quaisquer pontos marcados agora são relativamente inúteis para as marcas –, a escolha de colocar Bulega ao lado de Francesco Bagnaia na equipa de fábrica de MotoGP começa a fazer sentido para a Ducati, especialmente considerando o papel de Bulega como piloto de testes de MotoGP em 2026 e suas possibilidades de passar a correr em tempo integral em 2027.
O tempo que passar agora na moto pode ajudar Bulega a ganhar ritmo para o que está por vir, e quaisquer corridas pontuais que fizer no final deste ano podem ser usadas pela Ducati – e outros fabricantes, até certo ponto – para avaliar a viabilidade de Bulega como piloto de MotoGP.
Mas Bulega deixou claro que precisaria testar a moto de MotoGP antes de poder correr com ela.
Este requisito já foi cumprido, uma vez que Bulega pôde pilotar a Desmosedici no Circuito de Jerez-Angel Nieto, onde há menos de duas semanas venceu as três corridas da última ronda da temporada do WSBK e estabeleceu um tempo na Superpole que teria sido suficiente para alinhar em 14.º lugar na corrida de MotoGP no início deste ano.
Não há tempos disponíveis do teste de Bulega, que ocorreu juntamente com um teste de pneus Michelin para o WSBK, e ainda não foi confirmado se substituirá Márquez na próxima corrida de MotoGP em Portimão, de 7 a 9 de novembro.
















