Miller confirmado na Pramac Yamaha, Oliveira deve mudar de garagem: aqui estão as opções na cabeça do piloto português.
Muito se tem falado nas últimas semanas sobre a segunda vaga na equipa Prima Pramac Yamaha para a temporada de 2026 da MotoGP. Depois da primeira vaga ter sido há muito tempo atribuída a Toprak Razgatlioglu, surgiu a questão de quem formaria dupla com o atual campeão mundial de Superbike. Jack Miller ou Miguel Oliveira? Ou um piloto da Moto2?
De acordo com rumores nos últimos dias, Miller acabou por prevalecer. Embora os seus inúmeros acidentes não o tornem exatamente um piloto confiável, o australiano é considerado importante pela sua experiência e pela ajuda que pode fornecer no desenvolvimento da M1, especialmente com a mudança para o motor V4. Justamente por isso, Fabio Quartararo expressou o seu apoio à renovação de seu contrato para 2026 .
O que vai acontecer com Oliveira?
A Yamaha também considerou Diogo Moreira e Manu Gonzalez da Moto2, mas o primeiro deve assinar com a Honda LCR e o segundo permanecerá na categoria média, aguardando uma possível transferência para a MotoGP em 2027. Alguns acreditam que o seu passaporte espanhol foi um obstáculo, visto que já existem tantos compatriotas na categoria principal. Este já foi o caso de Sergio Garcia em 2024, quando ele parecia um candidato à equipa Prima Pramac Yamaha. Então permaneceu na Moto2 e a M1 foi para Miller, que novamente fracassou.
Enquanto Miller parece perto de assinar para permanecer na MotoGP, Oliveira é forçado a considerar outras opções para o seu futuro. Há rumores de que a Aprilia está interessada em torná-lo piloto de testes da MotoGP, ao lado de Lorenzo Savadori, mas nenhuma informação concreta foi divulgada.
Miguel a caminho do Campeonato do Mundo de Superbike
Questionado no Circuito de Balaton Park sobre a possibilidade de se tornar piloto de testes, Oliveira esclareceu seu principal desejo: ” Quero correr “, relatou à Speedweek, ” mas obviamente estou aberto a qualquer coisa. Não tenho uma ideia clara das funções de um piloto de testes da MotoGP para 2026. Como as motos serão completamente diferentes em 2027, não sei se haverá wildcards ou quais são os planos de desenvolvimento .”
Uma mudança para o Mundial de Superbike pode se tornar uma opção real. Equipas de fábrica como BMW, Yamaha e Honda ainda têm vagas, e ele pode ser uma escolha sólida. A BMW está particularmente na disputa, tendo já confirmado a contratação de Danilo Petrucci como substituto de Toprak Razgatlioglu e já insinuado que não manterá Michael van der Mark. Com Aron Canet e Jack Miller afastados, o português de 30 anos é um forte candidato para a equipa alemã. Miguel Oliveira tem muitos seguidores no seu país natal, e sua presença pode impulsionar ainda mais a ronda de SBK em Portimão. Miguel não descartou completamente a possibilidade de se tornar piloto de testes da MotoGP, mas tentará encontrar uma posição satisfatória nas Superbike. Atualizações sobre o seu futuro devem ser divulgadas no próximo fim de semana.
















