Durante o fim de semana de MotoGP em Le Mans, na primeira quinzena de maio, Paolo Pavesio, Diretor Geral da Yamaha Motor Racing (YMR), também falou sobre os possíveis futuros pilotos da Yamaha numa entrevista exclusiva ao SPEEDWEEK.com.
O fabricante japonês com os três diapasões no seu logótipo tem atualmente apenas uma força fiável sob contrato: o antigo campeão do mundo Fabio Quartararo, que se qualificou para a pole position em Silverstone pela terceira vez consecutiva e se retirou com um defeito técnico enquanto liderava o Grande Prémio.
Tal como o seu companheiro de equipa Alex Rins, o francês tem um contrato até ao final de 2026, enquanto o acordo com Jack Miller termina após esta época e Miguel Oliveira tem de cumprir determinadas cláusulas de desempenho para que o seu acordo seja automaticamente prolongado até ao final do próximo ano.
A Yamaha sabe que, de momento, só pode contar com Quartararo. Rins (29) ainda não consegue andar corretamente depois do seu grave acidente em Mugello em junho de 2023 e alguns especialistas no paddock são da opinião que o seis vezes vencedor de MotoGP nunca será capaz de recuperar o seu antigo nível de desempenho por razões físicas.
As prestações de Miller (30) são uma montanha-russa, com desempenhos fortes seguidos de acidentes ou fins-de-semana fracos. E o colega da Pramac, Oliveira (30), está longe das suas anteriores prestações de gala após as lesões no final da época de 2024 e no início da atual.
Pavesio segundo o site, SPEEDWEEK.com, disse que por respeito a Miller e Oliveira, vai esperar até ao início das férias de verão, em meados de julho, para decidir se continua com um deles, ou mesmo com ambos, em 2026. Até lá, ainda faltam as rondas do Campeonato do Mundo em Aragão, Mugello, Assen, Sachsenring e Brno. Mas quase ninguém acredita que a Yamaha vai demorar tanto tempo – as tendências são demasiado claras.
Sandro Donato Grosso, um dos mais bem informados repórteres italianos de MotoGP na Sky Italia e um bom conhecido do patrão da Pramac, Paolo Campinoti, está convencido de que será anunciado durante o Grande Prémio de Mugello, no fim de semana de 20-22 de junho, que o bicampeão de Superbike Toprak Razgatlioglu vai assinar com a Pramac Yamaha para 2026.
O turco tem um talento extraordinário e uma sensibilidade para os limites de uma moto como poucos – especialmente nos travões. É mais jovem do que Rins, Miller e Oliveira e traria uma valiosa experiência com os pneus Pirelli para a Yamaha, o que ajudaria no desenvolvimento – em 2027, a categoria rainha vai correr com o ouro negro de Itália pela primeira vez.

















