Há muito poucas equipas confirmadas paras a nova formula que deverá acompanhar a MotoGP em 2026

O anúncio de que as ‘Bagfgers’, tão populares nos EUA, viriam acompanhara rondas selecionadas da MotoGP para o ano foi recebido com entusiasmo… afinal, o prospeto de ver motos de 300 Kg, com malas e tudo, a batalharem nas mesmas pista do mundial, algumas com pilotos credenciados como Jeremy Mc Williams ou Bradley Smith, era uma garantia de espetáculo.
Agora, a poucas semanas no começo do Mundial, porém, há apenas 3 equipas confirmadas como inscritas na séries, começando a preocupar os organizadores. O plano era ter 6 ou 8 equipas de 2 pilotos cada, assegurando uma grelha de quase duas dezenas de motos, com a possibilidade de pilotos convidados a cada ronda a adicionar a esse número.
As equipas confirmadas, segundo o site GP One, são a Cecchini Racing, equipa altamente credenciada de Itália, a Saddlemen Racing dos EUA, já há muito envolvida em corridas de ‘Baggers’, e a Joe Rascal Racing, uma equipa Australiana.

As motos a utilizar serão Harley-Davidson Road Glide idênticas, fornecidas pela divisão de competição ‘Factory Racing’ da marca, para assegurar igualdade de meios. As motos terão preparação mínima, mas são uma versão ‘racing’ da Road Glide, que só de si já debita 200 cavalos e 245 Nm de binário, que mesmo com o peso ‘reduzido’ para 280 Kg, as torna numa espécie de MotoGP com malas e sem quaisquer controlos de tração para lá da sensibilidade do piloto ao punho do acelerador… No entanto, há um ECU de controlo com mapas variáveis de ignição, aceleração e travagem motor para adequar a diferentes estilos de pilotagem. Os pilotos também terão acesso aos dados recolhidos de comportamento do chassis, transmissão, travões e dados do motor para efetuar afinações a gosto. No entanto, a ciclística é controlada sem mudanças ou alterações permitidas.
As rondas a receber duas corridas ‘Bagster’ por fim de semana começariam logo no Texas, no GP das Américas, seguida do GP de Itália em Mugello, de Assen, Silverstone, Aragón, e do Red Bull Ring, de algum modo, sem coincidências, mercados maduros onde a Harley-Davidson está fortemente implantada.
Como a série está programada para começar nos EUA, na 3ª ronda do ano a 27 de Março, as motos, preparadas na divisão ‘Factory Racing’ da Harley em Milwaukee, serão entregues às equipas nessa ronda. Vale dizer também que uma bolsa de prémios bastante interessante foi instituída, com cerca de 560.000 Euros disponíveis a distribuir pelos concorrentes…que são mesmo só o que falta!
















