O grave acidente de Noah Dettwiler e Jose Antonio Rueda faz-nos parar e refletir. As piores situações na pista ocorrem quando as motos que vêm atrás não conseguem desviar-se do piloto que caiu. Neste caso, foi diferente: Dettwiler estava a pilotar lentamente na volta de reconhecimento do Grande Prémio de Moto3 da Malásia, enquanto Rueda se aproximava a toda a velocidade e o atingiu. Esperemos que os dois adolescentes sobrevivam a esta colisão terrível sem consequências graves.
Mais uma vez, ficámos a ver que a segurança nas corridas de motos é uma ilusão.
No entanto, é notável como as corridas no Campeonato do Mundo de Motociclismo são hoje em dia muito mais seguras. Isso deve-se, em grande parte, aos capacetes avançados e ao equipamento de corrida com airbag e proteções, além da rápida assistência médica no circuito.
Mais do que qualquer outro fator, porém, isso deve-se às pistas mais seguras. As piores foram totalmente retiradas do calendário, enquanto outras foram alteradas: layouts modificados, zonas de saída melhoradas, airfences… Inicialmente sob pressão dos pilotos, mais recentemente graças ao rigoroso promotor Dorna.
Vale a pena mencionar como a taxa de mortalidade no Campeonato do Mundo de Motociclismo diminuiu drasticamente depois de o TT da Ilha de Man ter desaparecido do calendário em 1976.
















