Após rumores durante a primeira metade da temporada de 2025 de que poderia deixar o projeto MotoGP da KTM no final do ano, Pedro Acosta ficou mais entusiasmado com a RC16 nas últimas semanas.
O piloto espanhol terminou a primeira parte do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2025 com um duplo pódio na República Checa, terminando em segundo lugar atrás do líder do campeonato Marc Márquez, da Ducati, na Sprint, e depois em terceiro lugar atrás de Márquez e do segundo classificado Marco Bezzecchi, da Aprilia, no Grande Prémio da República Checa.
Os resultados surgiram numa altura em que os rumores sobre a possível saída de Acosta da KTM – uma mudança para a Ducati com a VR46 Racing Team era especulada desde a segunda ronda da temporada na Argentina – no final deste ano começaram a diminuir, e depois o piloto espanhol indicou fortemente que agora é improvável que mude para a temporada de 2026.
– Estou bastante feliz onde estou. É verdade que não estamos onde esperávamos estar este ano, não estamos onde sonhávamos estar este ano, mas, no final, estamos a sair deste momento difícil. Agora temos que continuar nessa direção. Quem sabe o que vai acontecer no futuro – só tenho que subir para a moto, ir o mais rápido que puder e tentar dar o meu 100%.