Do litoral ao sertão cearense, o primeiro dia do Cerapió exigiu navegação e adaptação rápida ao terreno
Trechos de areia, serra e navegação intensa marcaram a primeira etapa entre Aracati e Canindé. Balaios e pegadinhas exigiram atenção extrema dos participantes, a impor um clima mais acirrado na competição que termina dia 30, em Teresina (PI).

Com chancela da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, o Cerapió 2026 abriu nesta terça-feira (27), a temporada 2026 do Campeonato Brasileiro de Enduro e Brasileiro Rally de Regularidade, com uma etapa de aproximadamente 280 km que ligou o litoral ao sertão, entre as cidades de Aracati e Canindé (CE).
Pilotos e navegadores de motos, quadriciclos e UTV’s encararam uma prova técnica, que apresentou diversos tipos de terrenos e, ainda, mudanças climáticas. Do sol a chuva, com piso seco e molhado, os navegadores tiveram bastante trabalho para não perder o caminho e, principalmente, o tempo de prova.
A largada aconteceu nas primeiras horas da manhã, com os pilotos e navegadores adentrando trechos de areia fofa e trilhas estreitas. Quem errou, teve dificuldade de recuperação e, com isso, perdeu pontos importantes para o resultado do dia. A chuva impactou no ritmo dos competidores, reforçando o caráter técnico da disputa.

De acordo com o diretor do enduro, Saulo Silva, a etapa foi desenhada para ser o primeiro grande teste de adaptação, começando numa região mais plana, com areia e navegação intensa, e avançando em direção a serra, com terreno de pedras.
“O primeiro dia foi pensado para ambientar os pilotos aos equipamentos e à planilha de navegação, e já exigiu atenção total. A característica do Cerapió é essa: distâncias longas, muita navegação e terrenos que mudam constantemente”, explicou. A chegada em Canindé aconteceu sob clima instável e parte do grid cruzou o pórtico ainda sob chuva.
O Cerapió segue nesta quarta-feira (28) com a segunda etapa, que tem destino a Sobral, ao Norte do Ceará. O percurso tem 220 km, com predominância de estradas de cascalho, trechos de serra e médias horárias mais altas, em um dia que exigirá mais da pilotagem.















