Após mês de paragem por lesão, Viñales volta à pista em Spielberg. Honda continua sem solução para a ausência de Chantra na ronda Austriaca do MotoGP.
Maverick Viñales está de regresso à competição no Grande Prémio da Áustria, no Red Bull Ring, depois de uma ausência de um mês provocada por uma queda grave no GP da Alemanha, em Sachsenring.

O piloto da Red Bull Tech3 KTM fraturou o ombro durante a qualificação de Sachsenring, a 13 de julho, e falhou as corridas na Alemanha e na Chéquia, onde foi substituído pelo piloto de testes da KTM, Pol Espargaró.
Antes do acidente, Viñales vinha a destacar-se como um dos mais competitivos da KTM em 2025. O seu melhor resultado, um segundo lugar no Qatar, foi anulado por excesso de pressão nos pneus. Atualmente ocupa o 11.º lugar do campeonato, com 69 pontos, menos 55 do que Pedro Acosta, sétimo classificado.
Do lado da Honda, a incerteza mantém-se. Somkiat Chantra, lesionado a 4 de julho durante um treino off-road perto de Barcelona, foi operado ao ligamento colateral lateral do joelho direito e já falhou os GPs da Alemanha e da Chéquia.

Nas últimas duas provas, Chantra foi substituído por Takaaki Nakagami, mas o japonês lesionou-se na corrida sprint de Brno e não concluiu a primeira volta.
Para a Áustria, a Honda ainda não anunciou quem ocupará o lugar. O acordo com Iker Lecuona caiu por terra após este se lesionar no Mundial de Superbike. Stefan Bradl descartou a possibilidade e Xavi Vergé, também do WSBK, nunca competiu em MotoGP. Resta como hipótese Tetsuta Nagashima, piloto de testes que já substituiu Nakagami no passado.
Fonte: Paddock GP