O circuito de Phillip Island voltou a testar os nervos dos pilotos e a resistência das motos da categoria rainha neste sábado. Depois de garantir um encorajador sétimo lugar na grelha de partida, numa sessão de qualificação particularmente traiçoeira, o prodígio espanhol brilhou no início da corrida Sprint, intrometendo-se diretamente na luta pelo pódio e enfrentando os irmãos Márquez logo após a partida.
Infelizmente, a dura realidade da corrida acabou por se impor e o jovem piloto foi obrigado a aliviar o ritmo na fase final, garantindo ainda assim um meritório quinto lugar ao cruzar a linha de meta. A prestação de Pedro Acosta na Austrália reflete tanto o seu talento excecional como as limitações crónicas da sua moto.
Tendo apostado tudo numa partida perfeita para tentar desafiar a hierarquia estabelecida no circuito australiano, o piloto da equipa oficial austríaca percebeu rapidamente que seria impossível acompanhar durante as 13 voltas o ritmo frenético imposto pelos homens da frente.
Consciente da forma como geriu a corrida, Acosta não procurou desculpas no final, quando falou à DAZN:
«Sim, não consegui fazer grande coisa. Tive uma boa partida e boas primeiras voltas. Era a minha única hipótese. Tentei forçar um pouco mais os pneus no início para tentar acompanhar o ritmo, mas acabei por ficar sem energia.
É verdade que abrandei um pouco mais tarde, mas não foi propriamente uma desaceleração. Eles eram simplesmente mais rápidos do que eu, nada mais. A três voltas do fim, já não tinha nada a ganhar com os pilotos da frente nem a perder com os que vinham atrás. Limitei-me a manter o meu ritmo e a terminar a corrida. É isso que temos de fazer: levar a moto até à linha de meta.
Estava a perder muito tempo na última curva. Também era muito lento nas retas e, por causa disso, a moto ficava muito instável no terceiro setor. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, porque era muito difícil progredir quando seguia imediatamente atrás de outro piloto.»
Para além do desgaste físico acumulado aos comandos da moto nas rápidas sequências de curvas australianas, o jovem piloto quis alertar a equipa para os principais problemas de comportamento da KTM, que tem dificuldades em competir em termos de velocidade pura em pista seca, sobretudo quando as condições de aderência se alteram.
«Bem, antes de mais, a instabilidade é um verdadeiro problema. Mesmo na aproximação à Curva 10, a moto vibra imenso. Entre as Curvas 6 e 7, mesmo antes daquela onde o Martín estava, as vibrações eram insuportáveis.
À saída das curvas, a estabilidade deixa muito a desejar. Estava a atacar forte para negociar a última curva e a frente derrapou, o que só veio piorar as coisas. Como disse, estava no limite, talvez um pouco mais perto do Bezzecchi.
É verdade, porque suponho que, durante as últimas três voltas, me limitei a pilotar, sem tentar disputar uma posição com ninguém.
A moto estava a funcionar bastante bem no segundo treino livre (FP2), quando a pista ainda estava visivelmente molhada. Depois, começou a secar e o nosso desempenho na qualificação piorou. Mas este é um problema que já conhecemos: temos dificuldades com os pneus em pista seca, é assim.»
Apesar das dificuldades técnicas em piso seco, o espanhol encara a corrida de domingo com prudência, consciente de que a escolha dos pneus e as condições meteorológicas incertas poderão desempenhar um papel decisivo na atribuição dos pontos mais importantes.
«De qualquer forma, amanhã, com os pneus médios, teremos a possibilidade de abordar a partida com mais tranquilidade e acelerar na fase final. E, se chover, teremos de ir com calma. Será uma corrida longa.
Vimos, sobretudo em Moto2, que é relativamente fácil cometer erros. Por isso, vamos ter de ir com calma.»
Esta abordagem cautelosa poderá revelar-se vantajosa num circuito onde se prevê chuva intensa.















