Valentino Rossi e Marc Márquez podem não ser os melhores amigos. A rivalidade entre eles — marcada por duelos icónicos, confrontos controversos e momentos tensos no paddock — definiu uma geração do MotoGP. Mas para um piloto, Franco Morbidelli, ambas as lendas tiveram um papel fundamental na sua carreira.
Numa entrevista ao meio de comunicação italiano GPOne, Morbidelli refletiu sobre os primeiros dias da sua carreira e o apoio crucial que Valentino Rossi lhe ofereceu.
– Era muito jovem, tinha 18 anos, e essa foi uma das maiores lições que o Vale me deu. Quando alguém está em apuros, como era normal para mim naquela época, ele oferece ajuda e eu sempre estarei grato por essa ajuda.
Essa ajuda impulsionou-o para o paddock do Grande Prémio. Mas outro ato inesperado de bondade — desta vez do rival mais feroz de Rossi, Marc Márquez — deixaria um impacto ainda mais profundo anos mais tarde.
Após várias temporadas difíceis com a Yamaha, atormentado por lesões e dificuldades com a pouco competitiva YZR-M1, Morbidelli assinou com a Pramac Ducati para a temporada de 2024, na esperança de um recomeço. Mas antes mesmo do início da temporada, um acidente terrível durante um treino em Portimão quase mudou tudo.
Morbidelli sofreu um acidente grave com a sua Panigale V4, ficando inconsciente na gravilha, e os irmãos Márquez foram os primeiros a chegar ao local. Marc Márquez rapidamente soltou a correia do capacete de Morbidelli, permitindo-lhe respirar novamente.
– Não me lembro de nada. Carrego comigo a apreensão de todas as pessoas que estavam ao meu lado, incluindo Márquez, que me levantou naquele dia na pista. Não me lembro de nada sobre o evento. Tudo isso me fez refletir e cheguei à conclusão de que é muito importante não cometer tais erros. Devo-lhe muito porque, naquele momento, eu estava sem fôlego e ele soltou o meu capacete. Naquele momento, recuperei o fôlego. Se não tivesse conseguido voltar a respirar, teria ficado com danos permanentes muito graves.
















