Com 50% de 2025 já decorrido, a corrida pelo título pode estar em destaque, mas a silly season também ganhou força. Agora começamos a obter respostas reais e clareza sobre o que tem sido um dos jogos de cadeiras musicais mais imprevisíveis e inesperados até agora – mas à medida que a música começa a desaparecer e aqueles que estavam de pé voltam a sentar-se, quais são as últimas notícias?
Há quatro lugares no alinhamento que ainda não foram confirmados para 2026: Johann Zarco (CASTROL Honda LCR), Jack Miller na Prima Pramac Yamaha MotoGP, Luca Marini (Honda HRC Castrol) e Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team). No entanto, como sempre acontece na silly season, tendem a surgir rumores adicionais sobre outros pilotos que podem muito bem estar sob contrato, mas que têm cláusulas que podem ser ativadas se qualquer uma das partes (o piloto ou a equipa) assim o desejar, por qualquer motivo. A partir de Brno, todas as quatro vagas continuam disponíveis para 2026.
Uma das maiores notícias da temporada foi a declaração de Jorge Martin, divulgada no final de maio, após o GP da Grã-Bretanha. No entanto, durante o fim de semana do GP da Holanda, foram feitas mais declarações com o agente de Martin, Albert Valera, a falar no sábado de manhã, seguido por mais palavras do CEO da Aprilia Racing, Massimo Rivola, numa coletiva de imprensa no domingo de manhã, a dizer que o piloto está sob contrato para 2026. No entanto, foi no regresso do número 1 que ele próprio declarou que, no final, nada muda: Martin estará com a Aprilia em 2026. Qualquer esperança de outros pilotos de que um lugar na equipa de fábrica da Aprilia está disponível evaporou-se, «The Martinator» fica onde está.
A primeira coisa a mencionar é que Pedro Acosta tem um contrato para 2026 com a KTM; o espanhol passou para a equipa de fábrica, mas tem sido associado a uma série de lugares, incluindo a equipa VR46 e a Honda. Valentino Rossi disse em Lusail que «gosta muito de Acosta», mas que também está «feliz» com a sua formação atual. Acosta afirmou que «o sonho ainda está lá» no que diz respeito ao que ele quer alcançar na KTM. Mensagens anteriores de que o teste de Jerez seria «crucial» e um «ponto de viragem» com o seu agente não contribuíram para um resultado óbvio.
Então, no GP da Grã-Bretanha, apesar do 6.º lugar no domingo, Acosta falou à imprensa espanhola afirmando que «não pode esperar a vida toda para ser campeão» e que «não tem paciência» para uma «situação inaceitável». Aragão recebeu um 4.º lugar no domingo, mas o teste deixou o #37 apenas «satisfeito». Depois de Assen, o meio de comunicação espanhol MARCA informou que o piloto permanecerá na KTM até 2026, de acordo com um contrato irrefutável.
A mídia informa que Johann Zarco está a ter conversas positivas com a Honda sobre permanecer na família na MotoGP – e essas conversas teriam sido reforçadas pelo excelente desempenho do francês ao vencer o GP em casa, em Le Mans. Zarco não escondeu que gostaria de estar na equipa de fábrica da Honda, substituindo Luca Marini, cujo contrato está prestes a ser renovado.
O italiano foi o único piloto do pelotão a marcar pontos em todos os GP até agora em 2025 e confirmou antes do GP da França que estavam em curso discussões entre ele e a Honda sobre a renovação do contrato existente. No entanto, a série de Marini chegou ao fim após um acidente durante os treinos para a corrida de 8 horas em Suzuka, que o deixou fora da competição devido a uma lesão. Lucio Ceccinello, proprietário da equipa LCR, afirmou a sua intenção de manter Johann na sua equipa, mas o que não está em discussão é a crescente competitividade da Honda, que deu passos gigantescos desde 2024.
Não é segredo que a mudança de Enea Bastianini (Red Bull KTM Tech 3) do vermelho da Ducati para o laranja tem sido complicada; ainda com o seu ritmo característico no final da corrida, mas sem qualquer objetivo realista de pódio, ao não se qualificar acima do 17.º lugar em toda a temporada, será que uma mudança está no horizonte de «The Beast»? Rumores surgiram na transmissão da Sky Sport em Itália sobre uma possível mudança para a Prima Pramac Yamaha MotoGP, com a vaga de Jack Miller sendo a única disponível.
Um dos maiores sonhos dos fãs de motociclismo tem sido ver o que a sensação do WorldSBK, Toprak Razgatlioglu, pode fazer em uma moto de MotoGP™; não espere mais, ele chega em 2026. O bicampeão do WorldSBK finalmente junta-se ao MotoGP.
















