O site britânico Kardesign voltou a agitar a comunidade de entusiastas do MotoGP com uma curiosa publicação no Facebook, na qual apresentou uma montagem de uma Yamaha YZR-M1 sem nenhum dos seus apêndices aerodinâmicos.
A imagem suscitou imediatamente um debate nas redes sociais, ao levantar uma questão pertinente: será este o aspeto dos protótipos da categoria rainha em 2027?
A publicação surge em plena fase de debate sobre o futuro regulamento técnico da categoria MotoGP, com a Dorna e a FIM com mudanças radicais para reduzir custos, melhorar o espetáculo e aproximar novamente a categoria do estilo de pilotagem mais «puro», cada vez mais ofuscado pela complexidade aerodinâmica.
Na imagem criada pela Kardesign, a YZR-M1 aparece com linhas mais limpas, que remetem à era pré-aerodinâmica, evocando tempos em que o talento do piloto tinha mais peso do que o desenvolvimento aerodinâmico. A ausência de asas ou defletores, confere à moto um aspeto retrofuturista, ao mesmo tempo que alimenta a nostalgia de muitos fãs e a especulação sobre os efeitos reais da eliminação destes elementos nas pistas.
















