MotoGP altera penalidades para falsas partidas em 2020

Por a 13 Agosto 2019 15:30

As penalidades para falsas partidas em MotoGP foram revistas pela Comissão dos Grandes Prémios da FIM e vão passar de uma vinda ao pit lane para duas voltas longas em 2020.

Depois de três incidentes de grande visibilidade nos arranques no início desta temporada, o MotoGP vai alterar as regras de penalização a partir do próximo ano em todas as classes, trocando a penalização de passagem pela boxe por duas voltas longas.

A penalidade de volta longa, pela qual os pilotos penalizados cumprem um desvio numa curva ou seção do circuito que é mais longa do que a linha de corrida, foi introduzida no início desta temporada. Teoricamente, penaliza os pilotos entre três e cinco segundos numa única volta.

A partir de 2020, qualquer piloto que faça uma falsa partida terá agora de completar duas voltas longas no espaço de cinco voltas após ter sido notificado da penalidade.

No começo do ano, Crutchlow foi sancionado depois de ter sido visto a mexer a moto antes do arranque na Argentina, enquanto na ronda seguinte, em Austin, Maverick Vinãles e Joan Mir também foram punidos por arranques prematuros.

Vinãles enganou-se e cumpriu uma volta longa em vez de vir à boxe na sua partida falsa no Circuito das Américas.

A mudança de regras foi confirmada após a mais recente reunião da Comissão de Grandes Prémios da FIM, que decorreu durante a edição austríaca de MotoGP no Red Bull Ring.

Outras mudanças de regras incluem qualquer piloto que receba a bandeira negra com disco laranja, poder receber autorização oficial para retornar à pista depois de parar.

Na Moto2 e na Moto3, os pilotos que passarem da Qualificação 1 para a Qualificação 2 receberão um pneu dianteiro adicional, já tendo recebido um pneu traseiro extra durante a sessão, efetivo já a partir da ronda britânica desta temporada.

Um ajuste de regra final confirmado é os sabonetes deslizadores com tachas de metal adicionadas serem a partir de agora j,proibidos por preocupações de segurança, pois os deslizadores assim causam faíscas que poderiam perturbar os outros pilotos.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MotoGP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png