Augusto Fernandez não regressará à grelha de MotoGP a tempo inteiro em 2026, mas afirma estar muito satisfeito com o seu papel como piloto de testes oficial da Yamaha.
O espanhol, que perdeu o seu lugar na KTM no final de 2024, inicialmente viu a oportunidade na Yamaha como um passo para regressar à classe rainha o mais rápido possível.
Mas a maioria dos lugares já está preenchida para a próxima temporada e, embora a Yamaha ainda não tenha anunciado o companheiro de equipa de Toprak Razgatlioglu na Pramac, o nome de Fernandez não consta da lista de candidatos.
Entretanto, Fernandez tem mais responsabilidades do que qualquer outro piloto de testes atual. O antigo campeão do mundo de Moto2 está a ajudar a desenvolver não só a atual M1, mas também o novo protótipo V4 da Yamaha, além de participar em corridas como wild card e substituir pilotos lesionados. Uma máquina de 850 cc para 2027 irá em breve juntar-se à sua lista de tarefas.
Em declarações segundo o site https://www.crash.net, Fernandez falou sobre a hipótese de regressar como piloto a tempo inteiro no MotoGP.
– Não será para 2026. Sinceramente, estou bem aqui. Tem sido melhor do que o esperado. Também estou feliz que o projeto [V4] que temos em mãos seja bastante importante.