WSBK, Aragon, Corrida 1: Vitória de Rinaldi ofusca erros de Bautista  

Por a 23 Setembro 2023 18:56

Depois de dois erros de Álvaro Bautista (Ducati) na primeira corrida de Superbike em Aragão, a luta pelo título volta a ser emocionante, muito por conta do fantástico triunfo do companheiro de equipa Michael Rinaldi. Razgatlioglu (Yamaha) e Rea (Kawasaki) completaram o pódio.

Jonathan Rea garantiu a pole position para a corrida 1 do Mundial de Superbike de 2023 em Aragão com um tempo recorde. O piloto da Kawasaki conquistou nove vitórias no MotorLand até agora e parecia ir conseguir fazer o mesmo neste fim de semana. No entanto, o ‘Rei de Aragão’ tinha ao seu lado na primeira fila dos adversários de peso, Álvaro Bautista (Ducati) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha).

Álvaro Bautista fez o ‘holeshot’ na partida e inicialmente liderou a corrida sem cometer erros. Rea e Razgatlioglu vinham a seguir mas sem conseguir colocar verdadeiramente pressão sobre o número 1 da Ducati, e depois de um erro do norte-irlandês na 4ª volta, a vantagem de Bautista cresceu para 0,6 segundos e continuou a aumentar. Duas voltas depois, drama para o espanhol que na curva 9 perdeu a frente e o controlo da Panigale V4R. Bautista reergueu-se da da queda e voltou à corrida, mas no final do pelotão. A partir daí, Rea assumiu a liderança e depois passou a rodar junto à roda traseira de Razgatlioglu. Com uma diferença respeitável de um segundo, Michael Ruben Rinaldi aproximou-se então dos líderes com a Ducati de fábrica que no final do ano deverá entregar a Nicolló Bulega em 2024 (pelo menos é o que se fala nos bastidadores). No último terço da corrida, Rea e Razgatlioglu tinham mais problemas com os pneus que o italiano, e na 13ª volta o piloto da Ducati alcançou primeiro o turco, para três voltas depois alcançar Jonathan Rea, partindo isolado para uma vitória incontestada – a primeira de Rinaldi na presente temporada e quinta na carreira do italiano. Toprak Razgatlioglu terminava em segundo, Rea no último degrau do pódio e Bautista voltava a perder a frente e cair pela segunda vez na corrida. Apesar disso, no campeonato do mundo, Ruben Rinaldi dava uma ajuda preciosa ao espanhol ao impedir a vitória de Toprak. Danilo Petrucci (Ducati), que largou para a corrida em último após uma queda na Superpole terminou em quinto, com uma corrida forte, o melhor piloto da BMW foi novamente Garrett Gerloff e depois de uma dupla penalização de Long Lap, Lecuona levou a melhor Honda CBR1000RR-R à meta na 10ª posição.

Após 28 de 36 corridas, Álvaro Bautista lidera o mundial com uma vantagem de 37 pontos sobre o piloto turco da Yamaha que foi campeão mundial em 2021.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x