SSP, 2021, Assen: As SSP regressam à ação na Holanda

Por a 21 Julho 2021 15:30

Depois de não competir em Donington Park, os Mundiais de Supersport voltam à ação na Catedral de Velocidade para a Ronda Prosecco da Holanda no TT Circuit Assen

Uma série de pilotos vão estar à procura da vitória no Circuito de Assen, com a batalha pelo título a mostrar sinais de durar toda a temporada 2021.

Até agora, Dominique Aegerter (Yamaha Ten Kate) e Steven Odendaal (Yamaha Evan Bros.) partilharam seis vitórias por igual.

O líder do campeonato Aegerter tem experiência recente do traçado holandês onde competiu com as MotoE não há muito tempo, qualificando-se em quinto lugar mas terminando a corrida último. O suíço, que ganhou as últimas três corridas no SSP para assumir a liderança do Campeonato, também reclamou um pódio no icónico local em Moto2 com terceiro em 2013, colocando Aegerter em boa posição na próxima ronda, embora seja a sua primeira visita nas Supersport.

O rival ao título Odendaal também traz experiência do circuito holandês, e procura diminuir a atual diferença de 17 pontos para Aegerter, embora não tenha conseguido terminar no pódio em Moto2 em Assen, obtendo um melhor resultado do 16º lugar em 2019, a sua mais recente visita ao circuito.

Tal como Aegerter, será a primeira visita de Odendaal em motos Supersport ao local. O piloto sul-africano terá também um novo companheiro de equipa para o resto da campanha de 2021, com o húngaro Peter Sebestyen a juntar-se à Evan Bros.;

Logo atrás da dupla na liderança, há toda uma série de pilotos que procuram acabar com o monopólio do degrau superior do pódio.

Luca Bernardi (CM Racing) ocupa atualmente o terceiro lugar na classificação após três segundos lugares consecutivos, terminando sempre atrás de Aegerter.

Bernardi já visitou o Circuito de Assen antes, quando competia nas SSP300, e espera um melhor resultado depois de ter sido excluído da corrida em 2018.

O alemão Philipp Oettl (Kawasaki Puccetti) está dez pontos atrás de Bernardi no Campeonato, mas, tal como Bernardi, esteve sempre presente ou por perto no grupo da frente das corridas em 2021.

Oettl tem três pódios até agora em 2021, mas chega à etapa holandesa fresco de dois sextos lugares, após três pódios nas suas primeiras quatro corridas.

Oettl correu em Assen na Moto2, reivindicando um melhor resultado de 11º lugar tanto em 2016 como em 2017.

Mais dois pilotos que têm estado consistentemente no grupo dos líderes, mas que ainda não pisaram o degrau superior do pódio são Jules Cluzel (Yamaha GMT94) e Manuel González (Yamaha ParkinGo).

Cluzel, que entrevistámos há pouco aqui, em exclusivo, teve uma temporada mista até agora, mostrando por vezes um ritmo forte, mas ainda por reivindicar uma vitória na temporada altamente competitiva de 2021, com três resultados em terceiro lugar o seu melhor.

O francês traz uma carga de experiência da SSP a Assen, incluindo dois lugares no pódio com a MV Agusta. Cluzel espera que a sua experiência em Supersport o ajude a estar no degrau superior pela primeira vez em 2021.

González reclamou o quarto lugar como o seu melhor resultado SSP da última vez em Misano, mas poderia ter sido muito mais para o piloto espanhol.

Uma penalização tardia para Odendaal por infrações aos limites da pista quando González corria logo atrás do sul-africano tê-lo-ia promovido a primeiro, mas por um erro dispendioso com apenas algumas voltas a dar, terminou em quarto lugar e falhou o seu primeiro pódio SSP.

González tem agora uma oportunidade de responder após a ligeira interrupção para os concorrentes do SSP e é um circuito que ele conhece muito bem, tendo reclamado uma vitória em Assen, em 2019, a caminho de ganhar o Campeonato SSP300.

Um quarto fabricante irá estar na grelha para a etapa holandesa, com Eemeli Lahti como piloto de um Evento a bordo de uma Suzuki GSX-R600.

Lahti competiu em seis provas de SSP, todas pela Suzuki, incluindo em Assen, onde conquistou o 15º lugar em 2018.

O finlandês também competiu no Superstock 600 europeu, com dois top-sete lugares em Assen.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Mundial Supersport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x