Ducati Desert Sled 2017 – Uma verdadeira Scrambler

Por a 14 Março 2017 17:44

Desert-Sled-1

As Scramblers estão definitivamente na moda e desde que a Ducati lançou o conceito associado a uma linha específica de produtos, com identidade própria e uma série de declinações que enchem as medidas aos fãs dos conceitos retro, vintage e café racer, que o mercado não tem parado de crescer.

desert-sled-2

Mas as Scramblers, que estiveram nos primórdios das motos de todo terreno, não são hoje verdadeiras motos aptas para TT, tal foi a evolução que a tecnologia de motos de todo terreno sofreu ao longo dos últimos 50 anos. Já abordámos aqui essa realidade tanto num artigo exclusivamente dedicado ao conceito Scrambler como sobre a interessante história da BMW GS que tanto contribuíu para a evolução das motos e do sector do TT.

desert-sled-4

As Scramblers são motos revivalistas, com tecnologia actual, e um look retro dentro de um fenómeno de moda hipster urbano que tem vindo a desenvolver através de preparadores que apostam nas linhas clássicas e vintage nos seus projectos.

desert-sled-5

Consciente do que o mercado pede e capitalizando no enorme sucesso que a linha Scrambler teve na Ducati, este ano decidiram ir mais além e aumentar as capacidades de todo terreno da sua Scrambler aumentando a altura ao solo e claro o curso das suspensões. Passou a ser uma moto de TT ? Claro que não, mantém-se fiel ao conceito clássico embora agora um pouco mais “aventureira”.

desert-sled-16

Os puristas e seguidores das linhas clássicas das Scramblers não identificam esta nova vaga de motos, como as BMW, Triumph e Yamaha, com verdadeiras Scramblers . No entanto esta versão da Desert Sled parece aproximar-se mais do conceito original.

Sled-1

A Ducati afirma que a Desert Sled está inspirada na sua moto Desmo de 350cc que em 1969 ganhou uma Baja pilotada por Doug Douglas. De início pensávamos que o novo modelo era apenas um upgrade da versão Urban Enduro de 2016.

Sled-3

Mas não, pois esta nova Scrambler foi desenvolvida de raíz pela Ducati e, segundo os mesmos, era a moto que queriam ter construído logo de início. Uma verdadeira “Scrambler”.

Sled-4

O aspecto geral da Desert Sled é o de uma moto de maior dimensão e look algo agressivo do que o que estamos habituados na anterior gama Scrambler da Ducati. O guiodaor é um verdadeiro guiador de enduro com barra transversal e os pneus Pirelli Scorpion que monta de origem foram desenvolvidos específicamente para a Desert Sled. O banco em forma de gota e o farol redondo completam look e a estética clássica que se pretende.

Sled-6

Para enfrentar novos desafios fora de estrada a Desert Sled viu o seu quadro de aço em treliça reforçado em vários pontos. O setup TT final acaba por penalizar o peso da Desert Sled que se afirma agora com 207 Kg contra os 173 da sua irmã Urban Enduro.

ducati-scrambler-desert-sled-ab9t0869

Para compensar o aumento de peso o braço oscilante é agora em alumínio assim como as rodas que montam aros de alumínio anodizado dourado e raiados que contribuem para a qualidade e o estilo TT da Desert Sled.

desert-sled-15

O motor é o mesmo 803cc de sempre e que monta inclusivamente as Ducati Monster . O Desmodromic de 2 ciilindros em V debita 75 cv às 8.250 rps e 68 Nm de torque às 5.250 rpms, ou seja potência e força suficientes para assegurar emocionantes momentos na estrada e fora dela.

desert-sled-13

Monta uma caixa de 6 velocidades bem escalonada e silenciosa. As suspensões são Kayaba USDe ajustáveis de 46mm de espessura ( restantes modelos montam suspensões de 41mm ) e tem 200 mm de curso

A Desert Sled monta o mesmo painel digital das restantes Scramblers com informação suficiente e luminosa tendo em conta a utilização a que se destina.

desert-sled-12

Tanto a posição do guiador como das peseiras e a dimensão do banco entre pernas facilitam a condução de pé e as transições de pé para sentado e vice-versa. Podem ser montadas peseiras de enduro como extra opcional e que oferecem um grip extra.

desert-sled-13

A Desert Sled vem sem dúvida de encontro às expectativas dos mais puristas e daqueles que pretendiam uma verdadeira Scrambler na gama Ducati. O seu desempenho fora de estrada é obviamente limitado, sobretudo devido ao seu peso, mas permite incursões em variados tipos de terreno com muito à vontade e sabendo dosear devidamente o enorme torque do seu motor.

desert-sled-10

Se nos fins de semana te quiseres aventurar fora de estrada e fazer aqueles estradões e corta-fogos pelo meio da serra, desfrutando de ar puro e natureza, depois de uma semana de utilização urbana intensiva, a luzir a tua Scrambler Desert Sled nas ruas e bares da cidade, ela voltará a ser a tua fiel companheira e a proporcionar-te imensas horas de puro prazer Off Road.

Sled-7

Screen Shot 2017-03-14 at 17.40.06

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MOTO+
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x