MotoGP: Sem Marc Márquez, quem se chega à frente no Sachsenring?

Por a 13 Junho 2022 16:30

O Grande Prémio da Catalunha dificilmente podia ter corrido melhor para Fabio Quartararo. Para além de ter dominado a prova inteira, o campeão do Mundo ainda beneficiou das quedas de Francesco Bagnaia e de Enea Bastianini, para além do erro de Aleix Espargaró que o fez perder mais pontos do que devia para o líder do campeonato. Agora, com a próxima ronda a ter lugar na Alemanha, a ver quem se chega à frente.

Uma coisa é certa: não será Marc Márquez. O espanhol da Honda vencia esta prova desde 2012, voltando a vencê-la no ano passado. Desta vez, o número 93 está fora de combate após nova operação ao úmero, deixando a porta aberta para outros nomes, incluindo Quartararo.

O Sachsenring não é uma pista de longas retas e de grande potência, o que pode levar a Yamaha a ter um bom desempenho. Com Quartararo numa forma imperial, deve ser colocado como um dos principais favoritos à vitória. Mas será que Franco Morbidelli consegue um resultado melhor do que os últimos? Darryn Binder foi o segundo melhor Yamaha em Barcelona, à frente de Morbidelli.

No ano passado, a melhor fábrica foi, de forma talvez surpreendente, a KTM. Miguel Oliveira foi segundo classificado na pista alemã, a 1.7 segundos de Márquez, com Brad Binder em quarto, com a marca austríaca a ensanduichar Quartararo, que foi terceiro. Oliveira já teve oportunidade de dizer que a KTM está pior este ano do que estava no ano passado, mas conseguiu pontos relativamente sólidos em Barcelona, com um oitavo e um nono lugar.

A Ducati precisa de um bom resultado na Alemanha, sobretudo Bagnaia e Bastianini, os pilotos da marca italiana que estão em melhor posição para lutar pelo título. Se bem que o Sachsenring no ano passado tenha sido difícil. A Pramac colocou ambos os pilotos no pódio em Barcelona e vai querer dar sequência, sobretudo agora que Jorge Martín já foi operado à mão.

Na Aprilia, está um piloto que saiu envergonhado da Catalunha. Aleix Espargaró pensou que a corrida tinha terminado uma volta mais cedo, perdendo um pódio graças a isso mesmo. O espanhol foi quinto na Alemanha no ano passado, mas quererá fazer melhor este ano, uma vez que a Aprilia também regista melhorias.

A Suzuki chega à Alemanha depois de uma corrida na Catalunha com sortes mistas para os seus pilotos. Joan Mir começou de 17.º na grelha e operou uma grande recuperação para terminar em quarto, ao passo que Álex Rins caiu logo no início e tem uma pequena fratura no pulso, o que lhe vai dificultar o fim de semana.

Por fim, a Honda. Sem o rei do Sachsenring presente, serão Pol Espargaró e Stefan Bradl a assumir as motos da equipa de fábrica, com Bradl a correr em casa. Álex Márquez chega moralizado depois de uma boa recuperação na última prova, ao passo que Taka Nakagami está igualmente em dúvida, depois de uma queda em Barcelona que o viu embater contra a roda traseira da moto de Pecco Bagnaia.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x