MotoGP, Miguel Oliveira para Marc Marquez: “A tua forma de ultrapassar é empurrar os outros para fora”

Por a 1 Maio 2024 12:56

Depois de um difícil início de temporada, o piloto da Trackhouse Aprilia, Miguel Oliveira, está a encontrar gradualmente o seu caminho: tal como no sprint de MotoGP no sábado, o piloto português também ficou em oitavo lugar no domingo em Jerez.

Após a queda do líder do campeonato Jorge Martin (Pramac Ducati), Miguel Oliveira chegou a ocupar o sexto lugar no Grande Prémio de domingo, mas teve de deixar passar Enea Bastianini e, a quatro voltas do fim, Fabio di Giannantonio. “Dois erros que me custaram dois lugares. Foi aborrecido”, admitiu o piloto de 29 anos.

“Fizemos uma pequena alteração na geometria da mota que valeu a pena. Já era claro na sexta-feira em piso seco que a mota iria funcionar bem com o composto médio da Michelin, e isso confirmou-se na corrida de domingo. O equilíbrio foi bom, com a quantidade certa de aderência na roda traseira,” explicou Miguel, que terminou em oitavo, a pouco menos de 11 segundos do vencedor Pecco Bagnaia (Ducati).

Na partida, o piloto da Charneca da Caparica também evitou o erro que cometeu na corrida sprint quando desligou o dispositivo de “holeshot” da sua Aprilia, que baixa a suspensão quando a moto arranca, em tempo útil antes da primeira curva.

“Isso tornou tudo um pouco mais fácil, mesmo que tenha perdido alguns décimos de segundo aqui e ali para acompanhar os da frente”, sorriu Oliveira.

No geral, o ‘Falcão’ sentiu-se mais forte nas travagens bruscas e nas curvas, e o comportamento da Aprilia foi significativamente melhor nas curvas rápidas.

“Isso foi um bom sinal. Em suma, o meu ritmo foi muito melhor e a moto estava agradável de pilotar. Estou contente com a minha corrida e depois dos primeiros fins-de-semana difíceis desta época, estou contente por termos terminado tanto no sábado como no domingo.”

Uma manobra de ultrapassagem de Marc Márquez no sprint levou a uma animada discussão entre os dois, durante a qual Oliveira referiu ao espanhol que lhe devia um novo para-brisas e um novo filtro de ar por causa das pedras que tinha atirado.

“Eu disse-lhe: ‘A tua forma de ultrapassar é empurrar os outros para fora da linha com meia moto de comprimento e depois largar os travões. E se o teu adversário estiver na faixa exterior, encostas-te a ele e se ele cair, cai”, explicou Oliveira.

A resposta ao português de Marc Márquez foi pronta: “É isso mesmo, é a minha forma de ultrapassar. É a minha única opção!”

5 5 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Genesis
Genesis
14 dias atrás

Pois claro que é, pq nunca é penalizado por isso, ao contrario do resto do pelotão.
Só quando acabar muito mal é que se vão dar conta que, a esse menino não se pode permitir tudo.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x