MotoGP, Lin Jarvis fala sobre Toprak, Morbidelli e quem estará na Yamaha em 2024

Por a 14 Abril 2023 14:53

Toprak Razgatlioglu teve oportunidade de participar num teste da Yamaha esta semana, experimentando a moto de MotoGP. O diretor da equipa, Lin Jarvis, deu o seu feedback em relação a esse teste e falou sobre Franco Morbidelli, dizendo que o italiano é a prioridade da equipa, mas terá de continuar a mostrar rendimento.

“A coisa mais importante para o Toprak neste teste foi perceber o que é o MotoGP, o tipo de máquina, as exigências e as suas sensações. Para nós, foi importante ver o seu potencial para o MotoGP no futuro. O Toprak está nas Superbikes neste momento, mas manifestou o interesse, qualquer piloto teria interesse de ver como se comportava no MotoGP, acho que foi uma oportunidade para ele conhecer melhor o MotoGP e para nós vermos a sua velocidade. Não podemos dizer muito de dois dias de testes, a conclusão que ele e nós daríamos é que é muito diferente conduzir a R1 em Pirellis do que a conduzir a MotoGP M1 em Michelins, precisas de mais tempo para te adaptares. Bom teste, boa oportunidade para passarmos tempo juntos. O Maio Meregalli esteve lá, eu também, tivemos uma equipa de testes para o Cal e para o Toprak, foram bons dois dias”, disse.

“Não foi fácil para ele ter a sensação na moto. Se virmos o Toprak nas Superbikes, ele consegue fazer milagres na moto, tem uma grande sensação na frente em particular, isso não foi tão fácil de encontrar na M1. A moto é muito mais rígida do que a da Superbike, para ganhar velocidade na moto de MotoGP, teria de adaptar o seu estilo de condução de forma significativa, é o que eu concluo destes dias”, referiu.

“Nesta altura, diria que ter uma equipa-satélite para 2024 parece ser muito difícil. Gostávamos de voltar a ter quatro motos o mais cedo possível, mas acho que vai ser difícil para 2024. Claro que vamos ter a equipa de fábrica, temos o Franky com contrato até ao final deste ano, o cenário ideal é que o Franky continue a mostrar a velocidade que mostrou no último Grande Prémio. Se o Franky continuar bem, é melhor para nós, porque precisamos de dois pilotos rápidos, e isso garante-lhe automaticamente a continuidade no futuro. A nossa primeira escolha seria continuar com o Franky, se não for o Franky, teremos de olhar para outro candidato, e por isso é que estávamos interessados em ver o Toprak, ele é um dos principais candidatos se quiser fazer a mudança. Mas, para nós e para ele, espero que o Franky consiga continuar a mostrar velocidade e confiança”, declarou.

“Acho que é cedo para falar em nomes nesta altura, a prioridade é o Franky. Se não acontecer, vamos olhar para isso na altura apropriada. Ainda só tivemos duas corridas e sabemos do que o Franky é capaz, há duas épocas ele foi segundo no campeonato. Vamos focar-nos no Franky e manter a sua velocidade. Ele precisa de saber para poder planear, mas não há um prazo específico”, concluiu.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x