Moto3, Tailândia: A Asia Talent Cup está no programa

Por a 3 Outubro 2019 16:00

Este fim de semana, o paddock de MotoGP vai para o Grande Prémio da Tailândia PTT, e, ao lado dos homens do Campeonato do Mundo, haverá um monte de jovens talentos promissores da Ásia competindo na Asia Talent Cup Idemitsu.

Criada em 2014, a Asia Talent Cup Idemitsu deu origem a verdadeiras jóias que agora estão em destaque no cenário mundial.

O vencedor do título de estreia, Kaito Toba (Honda Asia), venceu o GP do Qatar de 2019 e passará para as fileiras estabelecidas da KTM Red Bull Ajo para a temporada de 2020, já que o piloto japonês pretende aproveitar o sucesso no início da temporada para o ano.

Terminando em quarto em 2014, o Campeão da Asia Talent Cup Ayumu Sasaki (Petronas Sprinta Racing) está agora na sua terceira temporada completa de Moto3 e, apesar de não ter conseguido um pódio até agora, Sasaki é um dos 10 melhores nas lutas por posições.

A primeira pole em 2019, combinada com um melhor resultado de quinto e a mudança para a KTM Red Bull Tech 3 significa que Sasaki deve ter ainda mais sucesso em 2020.

O campeão de 2016 Somikat Chantra (Honda Asia) teve uma temporada de estreia impressionante na categoria de Moto2, tendo conseguido um 9º na sua estreia no Grande Prémio da Tailândia na última temporada na corrida de Moto3.

Ai Ogura (Honda Asia) terminou apenas cinco pontos atrás de Chantra nessa temporada e terminou em oitavo na sua temporada de estreia no Campeonato Mundial Júnior CEV Repsol de Moto3.

Depois de um quinto lugar na classificação geral no ano passado, Ogura tem sido impressionante na sua temporada de estreia na Moto3. Um primeiro pódio veio ao  encontro do piloto japonês em MotorLand Aragón e definitivamente há mais por vir, com uma vitória certamente ao virar da esquina.

O ano de 2017 foi marcado pela conquista de Deniz Öncü da Asia Talent Cup. Ao lado do irmão Can Öncü, que terminou em terceiro na Copa de 2017, os gémeos turcos são duas das perspectivas mais brilhantes no plantel dos Grand Prix.

Can tornou-se o mais jovem vencedor de um GP de todos os tempos num dia chuvoso em Valencia o ano passado, depois de conquistar o título da Red Bull Rookies de 2018 à frente de Deniz, e tudo indica que ambos integrarão a grelha de Moto3 a tempo inteiro em 2020.

Kazuki Masaki (BOE Skull Rider Mugen) é outro que subiu na classificação da Asia Talent Cup. Terminando em terceiro lugar em 2015, o piloto japonês venceu Can e Deniz Öncü para o título da Red Bull Rookies de 2017.

Masaki tem um melhor resultado de 8º nesta temporada na categoria de Moto3, enquanto no seu primeiro Grand Prix de todos os tempos em Valência terminou no Top 10.

Outros nomes conhecidos que chegaram da Idemitsu Asia Talent Cup são Adam Norrodin, Khairul Idham Pawi e Nakarin Atiratphuvapat, com o estreante de Moto3 em 2020 Ryusei Yamanaka procurando deixar a sua marca na cena de Grande Prémio com a Estrella Galicia 0,0.

O piloto japonês terminou em quarto lugar na Copa de 2017 e atualmente é o quinto no Campeonato Mundial Júnior CEV Repsol de Moto3, tendo vencido em Valência.

Estes são apenas alguns exemplos de como a Asia Talent Cup se está a sair em termos de descobir futuras estrelas dos Grande Prémios.

Cuidado ainda com nomes como Haruki Noguchi, Mario Aji, Bill Van Eerde e outros que parecem prestes a tornar-se nomes familiares no Campeonato do Mundo.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Moto3
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x