WSBK, Imola, Superpole: Razgatlioglu, Locatelli e Bassani na primeira linha

Por a 15 Julho 2023 13:13

A qualificação do Campeonato do Mundo de Superbikes de 2023 em Imola foi influenciada por numerosos acidentes. No final, a pole-position acabou nas mãos de Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) que divide a primeira linha para a corrida com o companheiro de equipa Andrea Locatelli e com um surpreendente Axel Bassani (Motocorsa Racing Ducati).

A Superpole no Campeonato do Mundo de Superbike é uma sessão de qualificação tradicional em que todos os pilotos têm 15 minutos para estabelecer o melhor tempo possível. Desde 2022, existe o pneu SCQ da Pirelli, que pode durar até dez voltas. Teoricamente, os pilotos podem conduzir durante toda a sessão com este pneu. No entanto, para o aquecimento, é normalmente utilizado o pneu de corrida SCX macio.

No TL3, Michael Rinaldi (Ducati) estabeleceu o tempo mais rápido do fim de semana até agora com 1:46.389 minutos, mas a cada minuto o asfalto aquecia mais. No início da Superpole, a temperatura era de 30 graus Celsius no ar e 47 graus Celsius no asfalto.

Para o alemão Philipp Öttl (Ducati), a Superpole começou com um acidente na segunda curva da primeira volta, quando teve de se desviar para a gravilha e embater em Gabriele Ruiu (BMW). Entretanto, o companheiro de marca Axel Bassani fez o primeiro ponto de exclamação na Superpole com uma volta 1:46.062 minutos.

Mas a Superpole estava apenas a começar. Toprak Razgatlioglu substituiu o piloto privado da Ducati no topo e Álvaro Bautista (Ducati) chegou ao terceiro lugar. No entanto, as bandeiras agitadas pelo acidente de Öttl custaram a muitos pilotos uma volta rápida.

Sensivelmente a meio da sessão e após um pequeno intervalo nas boxes, Bassani voltou ao ataque, fez três melhores sectores e depois o italiano baixou nos tempos antes da linha de chegada. Foi então a vez de Alvaro Bautista fazer melhor e assumir a liderança com uma volta 1:45.871 minutos, mas a sua volta foi anulada devido à bandeiras amarelas devido ao despiste de Xavi Vierge com a Honda. Pouco depois também Iker Lecuona, o segundo piloto de fábrica da Honda, se despistou no último minuto e as bandeiras amarelas foram agitadas, pelo que mais pilotos viram a sua volta mais rápida cancelada.

A pole foi assim atribuída a Razgatlioglu com um tempo de 1:45.959 min, à frente do seu companheiro de equipa da Pata Yamaha, Andrea Locatelli. Apesar de uma queda, Bassani é o terceiro na grelha. O Campeão do Mundo Bautista está em 4º lugar na grelha.

Para a BMW, Scott Redding (RockIT BMW) conseguiu um forte quinto lugar na grelha, enquanto o sétimo classificado da Kawasaki, Jonathan Rea, esperava certamente mais. Loris Baz (Bonovo Action BMW) foi o nono e conseguiu o seu primeiro Top 10 na grelha desde Mandalika. O herói da casa, Danilo Petrucci, partirá de décimo, com um trabalho difícil pela frente se quiser subir ao pódio novamente, como conseguiu em Donington Park.

Dominique Aegerter partir de 12º, duas posições à frente de Leon Haslam (RokiT BMW) que partirá de 14º, ficando apenas dois centésimos à frente da revelação dos treinos livres Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW). Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) foi apenas 16º.

RESULTADO DA SUPERPOLE SBK: 1º Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 1’45.959s; 2º Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +0.058s; 3º Axel Bassani (Motocorsa Racing) +0,103s; 4º Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0,186s; 5º Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.538s; 6º Bradley Ray (Yamaha Motoxracing WorldSBK Team) +0,636s; 7º Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), +0,676; 8º Michael Rinaldi (Aruna.it Racing Ducati), + 0,677; 9º Loris Baz (Bonovo BMW), + 0,687; 10º Danilo Petrucci (Ducati)          + 0,903s; etc.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x