WSBK: Bulega lidera teste e pulveriza recorde de Phillip Island

Por a 20 Fevereiro 2024 10:45

Nas primeiras quatro horas da sessão matinal do teste de SBK, na Austrália, Nicolo Bulega foi o mais rápido, à frente dos impressionantes Andrea Iannone e Toprak Razgatlioglu.

O novo asfalto do circuito de Phillip Island oferece muita aderência e todos os recordes estão a ser batidos.Tradicionalmente, antes da abertura do Campeonato do Mundo de SBK em Phillip Island, os pilotos de Superbike e Supersport testam na mesma pista na segunda e terça-feira. Mas porque houve grandes dificuldades logísticas antecipadas (nomeadamente houve um atraso na vinda dos pneus Pirelli de Itália, chegando a Merboune apenas na madrugada de 3ª feira devido aos confrontos no Canal do Suez) o programa acabaria por ser alterado: na segunda-feira só rodaram os pilotos de Supersport, na terça a pista perteneceu aos craques das Superbike.

Quando o sinal vermelho se apagou às 9h10 minutos, Philipp Öttl foi o primeiro a entrar em pista. Depois de dois anos com uma Ducati, o bávaro corre este ano pela equipa Yamaha GMT94. Ao cabo dos primeiros 15 minutos da sessão, Andrea Iannone (Go Eleven Ducati) foi o primeiro a terminar abaixo de 1:31 minutos, aproximando-se do recorde da pole detido por Tom Sykes (BMW,  1:29.230 minutos) desde 2020.

Depois de meia hora, o estreante da BMW, Toprak Razgatlioglu, já era mais rápido que a melhor volta da corrida com o tempo de 1:29.904 minutos. Seguiu-se um problema com a moto de Garrett Gerloff (BMW Bonovo) que espalhou óleo na pista após uma falha no motor, levando a um interrupção mais longa durante a primeira hora.  O campeão mundial Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) falhou a primeira hora, mas ficou entre os três primeiros após apenas cinco voltas. Depois de duas horas Iannone permaneceu em primeiro lugar batendo o recorde da pole com uma boa volta de 1m29,080 minutos, tendo que foi imediatamente rebaixado pelo campeão mundial de supersport Nicolo Bulega. O estreante foi o primeiro piloto de Superbike a ficar abaixo de 1:29 minutos e a estabelecer um fabuloso melhor tempo de 1:28.962 minutos.

A 15 minutos do intervalo para almoço, Bulega ainda melhorou para 1:28.890 minutos e permaneceu 0,340 segundos abaixo do recorde da pole! E com pneus de corrida, vejam bem. Os especialistas presumem que veremos tempos de 1:27 na Superpole no sábado com pneus traseiros de qualificação. O segundo na primeira sessão foi o incrível Iannone, seguido por Razgatlioglu e Locatelli, que também ficaram abaixo do recorde da pole. Bautista ficou em quinto e o hexacampeão mundial Johnny Rea ficou em décimo segundo, depois de uma queda violenta que lhe provocou hematomas no joelho.

Vários pilotos caíram, incluindo Michael van der Mark (curva 2), Iker Lecuona (curva 11), Bulega (curva 4), Rea (curva 11) e Iannone. Para o piloto de fábrica da Honda, Lecuona, o dia de testes terminou mais cedo devido a uma lesão na articulação do ombro esquerdo. Dominique Aegerter (GRT Yamaha), que falhou todos os testes em janeiro devido a uma doença viral, pilotou a sua R1 pela primeira vez desde 1 de novembro. Os suíço não foi além de P14 na tabela de tempos.

Teste Superbike em Phillip Island, 1ª sessão:

1. Nicolo Bulega (I), Ducati, 1:28.890 minutos
2. Andrea Iannone (I), Ducati, +0,111 seg
3. Toprak Razgatlioglu (TR), BMW, +0,220
4. Andrea Locatelli (I), Yamaha, + 0,300
5. Alvaro Bautista (E), Ducati, +0,580
6. Sam Lowes (GB), Ducati, +0,704
7. Scott Redding (GB), BMW, +0,862
8. Alex Lowes (GB), Kawasaki, +0,899
9 .Michael van der Mark (NL), BMW, +0,943
10. Michael Rinaldi (I), Ducati, +1,041

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x