CEV Repsol, Jerez: “Kiko” Maria vence corrida ETC

Por a 30 Setembro 2019 14:30

O português Francisco “Kiko” Maria conseguiu este Domingo, no Circuito espanhol de Jerez – Ángel Nieto, a sua melhor prestação de sempre, ao vencer a corrida da série 2 da European Talent Cup (ETC) que ali se disputou.

Habituado a alinhar na série acima, reservada aos pilotos mais rápidos nas qualificações, o único representante português na competição mostrou-se “contente pela vitória, mas, sobretudo, confiante”, por sentir que está a progredir de prova para prova e a trabalhar com as pessoas e a estratégia certas tendo em vista o futuro, declarou, no final, uma semana depois de se ter sagrado campeão nacional na categoria de PréMoto 3 no Estoril.

Com efeito, o piloto da Leopard Impala Junior Team teve uma participação condicionada por um “contratempo logístico”, como explicou. No sábado, ao princípio da tarde, durante a segunda sessão de treinos cronometrados, a corrente da sua Honda NSF 250R soltou-se, deixando-o apeado no meio da pista, ainda faltavam mais de 25 minutos para o fim da sessão. Aquela que seria uma avaria simples de resolver nas boxes, acabou por deitar por terra a estratégia que tinha definido, que passava por ir em busca de um registo que lhe assegurasse a qualificação na segunda metade dos 40 minutos previstos. Lamentavelmente, porém, a organização “esqueceu-se” de ir buscar a sua moto à pista, o tempo foi passando e quando a moto regressou às boxes já a oportunidade para isso tinha terminado.

O registo que lhe deu o lugar mais à direita da linha da frente na “grelha” deste Domingo (1:52.845s) foi obtido na primeira qualificação, no Sábado de manhã, bem cedo, em condições longe das ideais. Na corrida, com 16 participantes, o piloto português nem foi dos mais lestos na saída. Na primeira volta, rodava em 3º, mas na segunda já tinha

subido uma posição e seguia atrás do espanhol Daniel Mogeda. Kiko manteve-se sempre na peugada deste, apesar de se ter chegado a confrontar com uma desvantagem superior a 3,5 segundos, e a cinco voltas do fim ultrapassou-o. Na ponta final, e para acabar com quaisquer veleidades do seu opositor, o piloto apoiado pela GALP e pela Berner imprimiu mais velocidade e na 15ª e última passagem pela meta foi-lhe creditada a volta mais rápida: 1:52.709s para percorrer os 4423 metros do circuie o de Jerez de la Frontera.

“Saio daqui feliz e mais forte. Jerez passa a ser um marco na minha carreira, mais um tónico para o meu crescimento”, sublinhou o novo campeão nacional dPréMoto 3, que voltou a “agradecer a todos os que me rodeiam pelo esforço que têm feito para me proporcionar tudo isto”.

A seguir, “Kiko” Maria estará em Navarra, já no próximo fim-de-semana, para a sexta prova do ESBK – Campeonato Espanhol Cetelem de Superbike, na categoria de PréMoto3, em que é 6º classificado.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Velocidade
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png