Endurance, 2021:15 regras básicas do Mundial de Resistência

Por a 29 Janeiro 2021 15:30

A nova época de Endurance também se aproxima, com a recente confirmação da realização das 24 H de Le Mans… aproveitamos para dar um apanhado da forma como as corridas decorrem

Duas classificações mundiais

A partir das 24 Horas Moto, a primeira ronda do EWC de 2021, serão elaboradas duas classificações mundiais distintas para equipas e fabricantes: O campeonato mundial de Fórmula EWC para equipas de Fórmula EWC e a classificação da Endurance World Cup para equipas de Superstock.

No final da temporada, duas tabelas de classificação de pilotos serão elaboradas nestas duas categorias, tendo em conta a classificação da equipa, para os pilotos tendo participado em pelo menos 75% de todas as corridas realizadas durante a temporada.

8 horas a 24 horas

As corridas do EWC de 2021 serão realizadas durante 8 horas, 12 horas ou 24 horas. Todas as corridas têm lugar em parte à noite.

Grelha de partida

A posição da grelha de partida é determinada com base na média dos melhores tempos por volta registados pelos pilotos de uma equipa (com exceção dos pilotos de apoio) durante as sessões de qualificação.

Tempo de qualificação

Para se qualificar para a corrida, um piloto deve registar um tempo por volta igual a pelo menos 108% do tempo registado pelo piloto mais rápido do seu grupo. Este tempo mínimo de qualificação é o mesmo para todas as categorias de corridas. Trata-se de uma medida de segurança destinada a reunir um grupo de pilotos com desempenho homogéneo em pista.

Dois ou três pilotos

As equipas podem entrar com dois ou três pilotos para corridas de 8 horas a 24 horas. Para corridas de 24 horas, um 4º piloto de apoio participa nas sessões de treinos, mas apenas 3 pilotos podem participar na corrida.

Idade mínima: 18 anos

Os pilotos que participam no Mundial de Endurance EWC devem ter pelo menos 18 anos.

Braçadeiras e transponders

A cada piloto é atribuído um par de braçadeiras retrorrefletoras coloridas para serem reconhecidas na pista. Uma das braçadeiras está equipada com o transponder de um piloto. Deve ser usada a partir dos treinos livres. O motociclo também está equipado com um transponder, o que permite estabelecer sempre qual o piloto que está em pista na máquina.

Capacetes homologados

A partir de 1 de janeiro de 2020, os pilotos devem estar equipados com um capacete aprovado pela FIM no âmbito do Programa de homologação de equipamentos de corrida.

Uma lista de capacetes aprovados está disponível no site www.frhp.org

Todo o equipamento de um piloto – capacete, fato, botas, luvas e protetor traseiro – é inspecionado pelo comissário técnico antes de cada corrida.

Luzes acesas

Todas as luzes dos motociclos devem ser ligadas durante as sessões de treino e a corrida, seja de dia ou de noite (exceto durante o reabastecimento). As máquinas de Fórmula EWC emitem um feixe de luz branco e as máquinas Superstock emitem um feixe de luz amarelo.

Números de corridas eletroluminescentes

O número de corrida na placa de cada moto é eletroluminescente para tornar as máquinas fáceis de identificar à noite.

Máximo de 105 dB

O limite máximo de ruído tanto para as máquinas de Fórmula EWC como para as máquinas Superstock não pode exceder 105 dB (com uma tolerância de 4 dB no final de uma corrida).

Peso mínimo

168 kg é o peso mínimo exigido (sem o depósito de combustível) para motocicletas de Fórmula EWC ou Superstock durante os controlos preliminares e pós-corrida.

175 kg é o peso mínimo exigido para motocicletas de Fórmula EWC ou Superstock durante as sessões de treino.

Quatro pessoas durante o reabastecimento

Durante uma corrida, quando um piloto faz uma paragem nas boxes, apenas quatro pessoas podem trabalhar na máquina para mudar de pneus, corrigir quaisquer problemas mecânicos ou reabastecer. O reabastecimento deve ser a última intervenção antes do regresso do motociclo à pista.

Para operações mecânicas que exijam mais de quatro pessoas, a moto deve ser levada para dentro da garagem das boxes.

60 km/h no máximo na pista de pitlane

Há um limite de velocidade de 60 km/h no pit lane durante os treinos, bem como durante a corrida. Será emitida uma coima de 150 euros em caso de infração ao limite de velocidade durante os treinos. Durante a corrida, uma penalização de 30 segundos Stop & Go é aplicada a qualquer piloto que exceda o limite de velocidade.

Classificação final

Para ser incluída nos resultados, uma equipa deve ter completado 75% das voltas realizadas pelo vencedor da sua classe. Também devem ter cruzado a linha de meta na pista até 5 minutos depois do vencedor da corrida.

3 1 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Endurance
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x