Rally Raid Portugal, Etapa 5: Van Beveren vence no dia da consagração de Schareina

Por a 7 Abril 2024 13:11

Adrien Van Beveren (Honda) foi o vencedor da quinta e última etapa, sendo este o seu décimo terceiro triunfo da carreira no FIM W2RC. Tosha Schareina leva para casa o troféu de vencedor do BP Ultimate Rally Raid Portugal – prova em que teve como mais forte rival o luso-alemão Sebastian Buhler (Hero) que terminou a 4m38s do espanhol.

  • Nota importante: Todas as classificações são provisórias nesta altura, estando dependentes de possíveis penalizações.

Tosha Schareina (Honda) liderou a classificação geral de bandeira a bandeira, tornando-se o espanhol com este triunfo no primeiro piloto a adicionar o seu nome ao quadro de honra do BP Ultimate Rally Raid Portugal. Sebastian Bühler (Hero MotoSports) terminou o rali em segundo a 4m38s, produzindo o melhor desempenho da sua carreira no W2RC até agora.

Bruno Santos conquistou a vitória no Rally 2 e terminou em terceiro da geral, a 10′27″ do vencedor, deixando orgulhosos os torcedores de casa. António Maio, quarto com 14′12″ e terceiro no ranking do GP de Ralis, também entusiasmou os adeptos locais. Seguem-se no ranking Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda), quinto com 14′42″, o seu companheiro de equipa Skyler Howes, sexto com 17′50″, e Ross Branch (Hero MotoSports), sétimo com 20′19″.

Filme da corrida

De regresso a Portugal, depois de rasgarem as pistas em Espanha, os concorrentes só precisariam de completar uma volta de 147 km à volta de Grândola para chegar à meta do BP Ultimate Rally-Raid Portugal. Tal como a etapa 1, a especial de 105 km de hoje seria dividida em duas partes. A primeira teria 101 km de extensão, a segunda depois do reagrupamento consistia num sprint final de 3,7 km.

Adrien Van Beveren passou pela primeira verificação de tempo (km 21) com 7 segundos de avanço sobre o seu companheiro da Monster Energy Honda, Skyler Howes. Os portugueses António Maio (Yamaha) e Bruno Santos (Husqvarna) vêm a 37 e 38 segundos, respetivamente, do piloto francês.

O líder da geral, Tosha Schareina (Monster Energy Honda) largou para a última etapa com uma vantagem de 4′33″ sobre Sebastian Bühler (Hero MotoSports). O luso-alemão passou pela primeira verificação com o segundo tempo mais rápido, a 5 segundos de Van Beveren, enquanto o espanhol vem a 10 segundos do líder, portanto, apenas 5 segundos atrás de Buhler.

No km 60 Adrien Van Beveren continuava a ser o piloto mais rápido, liderando sobre o seu companheiro de equipa Tosha Schareina por 9 segundos e Sebastian Bühler (Hero MotoSports) por 24. Bruno Santos e António Maio vinham a 1′58″ e 2 ′11″, respectivamente. Skyler Howes e sua Honda de fábrica estão em quinto lugar, cerca de 3 minutos atrás.

Com este resultado Van Beveren acaba de ultrapassar Skyler Howes na classificação virtual. O francês está agora em terceiro lugar no ranking dos participantes do W2RC. Desta forma o ‘Rei das Areias’ poderá conquistar 16 pontos, acima dos 13 que conseguiria pelo quarto lugar. Esses três pontos extras podem colocá-lo no segundo lugar do campeonato, à frente de Ricky Brabec! Van Beveren ficaria a 21 pontos do líder, Ross Branch (Hero MotoSports), atualmente o quinto participante do W2RC melhor classificado no BP Ultimate Rally-Raid Portugal.

Adrien Van Beveren assumiu o primeiro lugar na primeira parte da especial, com Sebastian Bühler (Hero MotoSports) logo atrás a 11 segundos e Tosha Schareina (Monster Energy Honda) a 14 segundos. Seguem-se Bradley Cox (BAS World KTM Racing) e Ross Branch (Hero MotoSports), empatados a 1′39″, e os locais Bruno Santos a 2′18″ e António Maio a 2′28″.

Os pilotos vão agora reagrupar-se para a corrida final de 3,7 km até à linha, que será transmitida pela Sport TV e transmitida ao vivo nas contas das redes sociais do W2RC. Van Beveren abrirá a estrada às 12h15. O percurso será uma imagem espelhada do prólogo.

Conseguiria  Schareina reduzir o seu déficit de 14 segundos para Van Beveren e conquistar a quinta etapa?

Rodando a uma velocidade média de 63 km/h, Adrien Van Beveren precisou de 3′28″ para completar o último troço cronometrado. Tosha Schareina marcou o tempo de 3′29″, António Maio o tempo de 3′33″ e Bruno Santos o tempo de 3′36″. Terminou assim a primeira edição do Rally Raid Portugal, com o espanhol Tosha Schareina a vencer na classificação geral e das motos de RallyGP e os portugueses Bruno Santos (Rally2) e Gonçalo Salvador (Rally 3) a vencerem as respectivas categorias.

Fotos: João da Franca / ACP Motorsport e Honda HRC

RESULTADO DA ETAPA 5 – FINAL

CLASSIFICAÇÃO GERAL – FINAL

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x