Motocross das Regiões, Final: PentaControl conquista 5.ª vitória na ilha de São Miguel

Por a 7 Novembro 2022 10:24

Depois de três mangas incrivelmente disputadas, a seleção do campeonato regional PentaControlalcançou a sua 5.ª vitória em 11 edições do Motocross das Regiões.

Emocionante e renhida até ao último segundo. Assim se pode caracterizar a prova que este ano teve lugar na Pista das Soluções M em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Os 4 pilotos de cada um dos 5 campeonatos regionais realizados sob a égide da FMP disputaram a vitória nesta edição do MX das Regiões ao longo de 3 exigentes mangas realizadas num dia de muito sol que contrastou com a chuva dos dias anteriores à prova.

primeira manga deixou bem claro o que aí vinha: as três primeiras regiões estavam separadas por apenas 1 ponto! A vantagem inicial foi para o Troféu Norte – campeões em título – na frente da PentaControl e do MX Ribatejo.

Na segunda manga, a PentaControl assumiu o comando da classificação provisória com 4 pontos de avanço sobre o MX Ribatejo e 6 pontos sobre o Troféu Norte.

Com isto, à entrada para a terceira e última manga, tudo estava completamente em aberto.

Daniel Pinto arrancou na 2.ª posição mas cedo subiu ao comando e parecia caminhar para o “hat-trick” individual no dia quando um problema mecânico obrigou o piloto do Troféu Norte a parar.

Ricardo Aires – autor do “holeshot” – assumiu então a liderança. O piloto do MX Ribatejo geriu a vantagem sobre Pedro Rino para vencer a manga no ano em que celebrou o seu 42.º aniversário!

Com os problemas sentidos por Daniel Pinto, Francisco Salgado assumiu a responsabilidade de tentar maximizar a pontuação do Troféu Norte, missão que cumpriu ao terminar em 3.º.

José Iglesias rodou na 2.ª posição na primeira metade da corrida mas um furo na roda traseira relegaram-no para a cauda do pelotão, algo que parecia colocar a equipa da PentaControl em problemas.

No entanto, Firmino Salazar superou as dores resultantes de uma queda na segunda manga e subiu ao 4.º lugar, enquanto que Guilherme Esteves veio de 14.º para terminar em 9.º.

Juntando estas pontuações ao 2.º posto de Pedro Rino, a PentaControl conseguiu o triunfo por apenas 4 pontos sobre a equipa do MX Ribatejo.

A consistência valeu à seleção do MX Ribatejo o degrau intermédio do pódio e a vitória de Ricardo Aires na última manga foi determinante para o facto de terem terminado tão perto dos vencedores. Pena o abandono de Martim Espinho na terceira corrida devido a problemas mecânicos.

Vencedores da edição de 2019, a equipa do Troféu Norte terminou desta vez na 3.ª posição. Depois de ficarem sem o lesionado Pedro Pacheco – vítima de uma queda no arranque da segunda manga – os detentores do título foram para a derradeira corrida do dia sabendo que já tinham “deitado fora” os dois piores resultados.

Ora, o problema sofrido na moto de Daniel Pinto quando este caminhava para o “hat-trick” deixou o Troféu Norte a 9 pontos da vitória apesar dos incríveis esforços de Francisco Salgado e Rúben Ribeiro.

A seleção dos Açores deu o máximo perante o seu público e alcançou a 4.ª posição, com todos os seus pilotos a lutarem sempre por posições no Top 10. A equipa da Madeira sofreu vários problemas  e terminou o dia no 5.º posto.

Ficou assim concluída a 11.ª edição do Motocross das Regiões que, em 2023, regressa ao continente para uma prova na zona norte.

Classificação por equipas
Classificação individual
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x